7 carros que não deram certo no Brasil. Confira!
Modelos que não agradaram pelo design, preço ou mesmo publicidade enganosa
Brasileiros adoram carro, né? Só para ilustrar, foram mais de 2 milhões de unidades vendidas, somente em 2023. Mas, ao longo dos anos, alguns modelos não caíram muito no nosso gosto não.Apesar do barulho de lançamento e até a expectativa de alguns deles, estes 7 carros que não deram certo no Brasil acumularam, mesmo, um fracasso de vendas.
Um dos carros que não deram certo no Brasil foi o Renault Symbol
A base é a do Renault Clio que, aliás, a turma por aqui gosta bastante. Mas, o modelo ficou mesmo entre o Logan e o Mégane em termos de posicionamento. E fracassou.
O Symbol foi para o mercado em 2009, com motor 1.6 flex de potência máxima de 115 cavalos. Mas, seu parente, Logan, ganhava por ser mais econômico e oferecer maior espaço interno. Resultado: adeus, Symbol!
Mahindra
Você conhece alguém que tenha (ou já teve) esse carro? Provavelmente, não! Afinal, o veículo utilitário da Mahindra também amargou dificuldades no mercado brasileiro. Tanto que a principal fabricante de veículos da Índia decidiu cessar as operações de venda no país devido à fraca demanda dos consumidores locais.
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Ford Versailles Royale
O Dey Rey, como sabemos, é um clássico dos carros no Brasil. O Versailles Sedan também desagradou. Mas, o mesmo não ocorreu com o Ford Versailles Royale. Um dos carros que não deram certo no Brasil chegou ao mercado em 1992. Mas, só ficou por quatro anos, saindo de linha em 1996.
A princípio, seu principal defeito residia em ser um modelo station wagon com apenas duas portas. Além disso, tinha um preço elevado, não condizente com o acabamento simplório. Apesar de passar por uma modernização e adicionar uma versão com quatro portas, o fracasso já era um fato.
Peugeot Hoggar é um dos carros que não deram certo no Brasil
A Peugeot Hoggar chegou em 2010 com um projeto com foco no mercado brasileiro. No entanto, nunca alcançou êxito comercial. Apesar do preço competitivo, a caminhonete não competiu com Volkswagen Saveiro ou Fiat Strada, então as líderes de mercado.
Um dos motivos para isso foi, talvez, a inexperiência da marca francesa nesse nicho. Porém, o modelo tinha os mesmos problemas de suspensão do Peugeot 207. E, por fim, ainda tinha o design pouco convidativo.
Consequentemente, o modelo foi descontinuado em 2013, com vendas sempre modestas. Ah, o 207 também saiu.
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Tac Stark
O jipe Tac Stark era nacional mas, nem assim, agradou o público brasileiro. Sua fabricação teve início em Joinville (SC) em 2009. Um dos carros que não deram certo no Brasil vinha com motor 2.3 a diesel da FPT, 127 cavalos e 30,6 kgfm de torque.
Ainda que o preço não fosse tão distante da categoria, não teve muita saída nas revendas multimarcas pelo país.
Hyundai Veloster
O controverso Veloster ficou à venda no Brasil de 2011 a 2014. A promessa, inicialmente, era a de um carro de perfil esportivo com o diferencial de ter três portas. O design não era ruim e o carro ainda trazia:
- oito airbags
- oito alto-falantes
- faróis de xenônio,
- múltiplas opções de cores
- motor 1.6 de 140 cv
Mas, os itens pareciam apenas coisa de publicidade. Afinal, quando as pessoas chegavam às concessionárias, a realidade era outra. Começando pelas especificações distintas, inclusive a limitada gama de cores (somente preto ou prata).
Além disso, o motor até era 1.6, porém, o mesmo do HB20, com apenas 128 cv de potência. Como resultado, o carro ganhou apelidos bem pejorativos, sobretudo envolvendo o rendimento.
O pior é que a montadora coreana começou a enfrentar processos judiciais por publicidade enganosa. Então, não teve design arrojado ou funk ostentação que suportasse.
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Apesar da expectativa, o Kia Rio é um dos carros que não deram certo no Brasil
Foi quase uma década de espera até que, finalmente, o Kia Rio finalmente chegasse ao mercado, em 2020. No entanto, o lançamento veio tarde demais, pois o próprio interesse do público já havia diminuído.
Sem falar que deixaram para apresentar o modelo logo após as novas gerações do Hyundai HB20 e do Chevrolet Onix. Apesar de pertencerem a um segmento mais acessível, ambos dispunham de mais tecnologias que o modelo coreano.
Só para exemplificar, havia funcionalidades no Onix que faltavam no Kia Rio. Além disso, Onix e HB20 tinham preços inferiores ao do hatch da Kia, além de design e motores mais modernos.
Por fim, a Kia já havia significativamente reduzido sua rede de concessionárias no Brasil. Algo que, fatalmente, já limitava suas vendas. Todos esses fatores contribuíram para que o compacto não conseguisse se estabelecer no mercado.
Então, você se lembra destes carros que não deram certo no Brasil? Chegou a ter algum? Ou se lembra de mais algum modelo que não colocamos na lista? Comente com a gente!
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