Forno de convecção: será que dá para substituir o microondas?

Descubra qual tipo de forno é melhor para a sua cozinha e o que o eletrodoméstico oferece

O forno de micro-ondas, inegavelmente, causou uma revolução na cozinha após sua aparição. Sua ajuda se dá principalmente por aquecer alimentos e até mesmo para criar receitas virais em poucos minutos. No entanto, um eletrodoméstico começa a ganhar popularidade nas cozinhas: o forno de convecção. E aí, você já ouviu falar nele?

Se ainda não ouviu falar, ou ainda tem dúvidas sobre suas vantagens, trouxemos as principais diferenças entre os dois aparelho. Além disso, como você escolher a melhor opção para a sua casa.

O que é o forno de convecção?

De modo geral, o forno de convecção é um eletrodoméstico que funciona com um sistema de ar quente, assim como o micro-ondas. Na prática, usa duas fontes de calor, sendo uma na parte superior e outra na inferior.

Ambas, em conjunto com um ventilador, alcançam um cozimento uniforme nos alimentos. Ok, mas qual é a diferença entre um forno de micro-ondas e um forno de convecção?

A princípio, o que diferencia os dois é o tipo de cozimento. Enquanto um cozinha os alimentos com calor tradicional, o micro-ondas, como o próprio nome já diz, usa ondas eletromagnéticas. Assim, consegue aquecer as moléculas de água presentes nos alimentos.

Mas, apesar de ajudar tanto no dia-a-dia, o micro-ondas tem uma desvantagem: sua potência costuma variar conforme o tamanho. Sendo assim, não serve, por exemplo, para preparar alimentos crocantes ou tostados.

Por isso, quando você esquenta um pão-de-queijo ou coxinha nele, acaba perdendo a crocância. Além disso, o cozimento que oferece não é uniforme. Inicialmente, isso não ocorre com o forno de convecção.

Leia mais: Como lavar alface do jeito certo? Confira esta dica!

Mas, também há desvantagens no forno de convecção

Ainda que o aparelho não tenha ondas eletromagnéticas e, aparentemente, cozinhe os alimentos mais uniformemente, nem tudo são flores. Só para exemplificar, a limpeza pode ser difícil se as grelhas de metal ficarem engorduradas e acumularem restos de comida.

Ademais, os ventiladores requerem cuidados especiais ou reparos adicionais se não usar o eletrodoméstico corretamente.

Leia mais: Não jogue fora! 4 formas de usar as cascas de banana no seu dia

Qual é mais conveniente?

A princípio, o melhor eletrodoméstico para sua casa vai depender de uma série de fatores, sobretudo, as necessidades diárias. Mas, para te ajudar nessa escolha, compartilhamos alguns pontos que você deve considerar antes de comprar um forno para a sua cozinha.

Primeiramente, tome a decisão com base nas suas necessidades, bem como o uso que você vai dar a ele. Ou seja, se a ideia é ter um aparelho apenas para aquecer alimentos ou fazer refeições rápidas, o micro-ondas pode ser a melhor opção.

No entanto, se você gosta de cozinhar e procurando um eletrodoméstico que ofereça vários métodos de cozimento, talvez, o ideal, seja o forno de convecção.

Ok, e onde comprar um? O mercado oferece muitas opções e de diferentes tamanhos. Assim, você pode escolher o seu conforme o espaço que tem em casa. Por exemplo:

  • Fornos de convecção pequenos: se você tem pouco espaço em casa, pode optar por adquirir um forno de convecção de bancada.
  • Forno de convecção multifuncional: por outro lado, se você está procurando um forno com múltiplas funções, talvez se interesse em conhecer modelos que tenha, por exemplo, 10 funções

Em suma, a decisão de comprar entre forno micro-ondas e de convecção depende do seu tipo de uso. Logo, vale a pena avaliar e, assim, tomar a decisão mais acertada.

Comentários estão fechados.