5 carros que causaram grandes confusões na indústria automobilística
Conheça 5 carros que causaram grandes confusões e até divórcio entre as fabricantes da indústria automobilística! Confira aqui!
Carros nem sempre são garantia de sucesso absoluto. Alguns modelos, mesmo com seus pontos fortes, resultaram em polêmicas, discordâncias acaloradas e até separações de grandes empresas.
Nesta lista, você confere 5 situações de carros que geraram confusões e piadas na indústria automobilística.
1. Jaguar X-Type
No início dos anos 2000, a tentativa da Ford de elevar o luxo da Jaguar com o X-Type acabou prejudicando a reputação da marca. Ao utilizar a plataforma do Ford Mondeo, o carro foi criticado pela qualidade de construção e limitações mecânicas, levando a Jaguar a perder prestígio e a Ford a vender a marca anos mais tarde, numa tentativa de conter as perdas.
2. Corolla Cross
O segundo SUV mais vendido do país recebeu críticas devido a uma característica peculiar em seu design de escapamento. No modelo Corolla Cross da Toyota, a posição do silenciador traseiro o torna visível demais, uma escolha estética que desagradou. Como solução, a fabricante decidiu aplicar uma tinta escura na peça para diminuir sua proeminência.
No entanto, a medida adotada não cobriu completamente o componente, se limitando a pintar apenas metade do silenciador. Essa decisão, considerando especialmente o preço inicial de quase R$160 mil para a versão mais básica do veículo, logo virou motivo de piada online, com o carro ganhando o apelido irônico de ‘Marmitex’ por parte dos internautas e críticos.
LEIA MAIS: Está pensando em comprar um carro elétrico? 5 pontos a considerar
3. Volkswagen Gol G2
A segunda geração do Volkswagen Gol, conhecida como ‘Gol bolinha’, foi crucial para o fim da Autolatina, uma joint venture entre Volkswagen e Ford no Brasil. A recusa da Volkswagen em dividir o projeto do Gol G2 com a Ford causou um rompimento entre as empresas.
4. Ferrari Mondial 8
Nos anos 1980, a Ferrari passou por um de seus momentos mais difíceis com o lançamento do Mondial 8. Criticado por seu desempenho aquém do esperado e design questionável, foi considerado por muitos como um dos piores Ferrari já fabricados, colocando em risco a reputação da marca italiana no cenário automobilístico.
LEIA MAIS: 5 conselhos de milionários e especialistas financeiros para o sucesso
5. Volkswagen Polo de 2021
Uma campanha digital do Volkswagen Polo de 2021, que mostrava um casal do mesmo sexo, se tornou o centro de uma grande polêmica automotiva no ano seguinte.
Embora a propaganda já tivesse gerado reações entre setores mais conservadores da sociedade inicialmente, foi sua reaparição nas redes sociais em 2022 que provocou uma onda de comentários homofóbicos dirigidos à fabricante alemã, ao anúncio em si, aos atores envolvidos e ao modelo Polo.
Em resposta, a Volkswagen reiterou seu compromisso com os princípios da diversidade, optando por não se curvar às críticas. Ademais, seguiu com o lançamento da versão 2023 do veículo no segundo semestre, conforme planejado.
Comentários estão fechados.