Investir com sabedoria: os 5 pilares de Kahneman para evitar perdas financeiras
Veja como evitar armadilhas financeiras com os ensinamentos de Kahneman. Proteja seu capital e tome decisões de investimento mais conscientes
No universo financeiro, dominado por decisões complicadas, a busca por preservar e aumentar o capital é constante. No entanto, muitos investidores caem em armadilhas mentais que levam a perdas significativas.
Assim, os princípios básicos deixados pelo renomado psicólogo e economista comportamental Daniel Kahneman iluminam o caminho para investidores que desejam se proteger dos erros cognitivos no processo de decisão financeira.
Daniel Kahneman foi um renomado psicólogo e economista israelense-americano, nascido em 1934. Ele é reconhecido por seu trabalho pioneiro na psicologia cognitiva e por suas significativas contribuições para a economia comportamental. Kahneman ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2002
5 princípios de Daniel Kahneman para proteger seu capital
Efeito Halo
O viés do efeito halo faz investidores superestimarem empresas pelas quais têm preferência. Mesmo com avaliações elevadas, como no caso da Asian Paints com alto índice de preço/lucro (PE), investidores continuam apostando pela percepção de qualidade da empresa.
Contudo, essa predileção pode acarretar em custos elevados, como evidenciado pela performance abaixo do mercado da Asian Paints no último ano. A queda nas avaliações pode dissipar o efeito, mas manter-se nessa ilusão de qualidade pode resultar em perdas.
LEIA MAIS: Quanto dinheiro é necessário para segurança financeira? Pesquisa responde!
Lei dos pequenos números
Chegar a conclusões precipitadas com base em dados limitados pode levar investidores a subestimar os riscos de certas classes de ativos.
Empresas pequenas podem oferecer altos retornos, porém muitas falham ou têm desempenho aquém. Focar apenas nas vencedoras distorce a visão geral, ignorando as empresas menos bem-sucedidas.
Falácia do custo irrecuperável
Manter investimentos após quedas prolongadas é um erro comum. Mesmo com sinais evidentes, como no caso do YES Bank, alguns investidores continuam comprando na expectativa de uma reviravolta improvável.
Essa falácia desconsidera a realidade do mercado, podendo resultar em perdas expressivas.
Ilusão de especialistas
Acreditar na expertise de comentaristas ou gestores de fundos pode levar a decisões irracionais. O desempenho passado não garante sucesso futuro, mesmo que sejam comunicadores habilidosos, como no caso do gestor mencionado.
É essencial que investidores analisem os fundamentos e formem suas próprias opiniões, sem depender cegamente de terceiros.
LEIA MAIS: Aumente seu poder de persuasão com 6 métodos eficazes que vale a pena conhecer.
Aversão à perda
A preferência por retornos modestos e garantidos, em detrimento de retornos mais altos com riscos, pode influenciar investimentos em ativos considerados seguros, como depósitos e ações de empresas de alta qualidade percebida.
No entanto, essa busca por segurança pode limitar retornos a longo prazo, negligenciando oportunidades de crescimento em prol da preservação do capital.
Ficou interessado neste conteúdo? Então, não deixe de conferir todas as novidades acessando o site Mundo em Revista!
Comentários estão fechados.