Afinal, você deve ou não lavar o arroz antes de cozinhar?
No final, é uma prática que ainda se resume a gosto pessoal
O arroz é um dos alimentos mais consumidos do mundo e não é à toa. Afinal, além de delicioso, combina com os mais diversos pratos e é super prático. No entanto, apesar de fácil de fazer, ainda existem alguns mitos sobre o seu preparo, que acabam levantando algumas discussões. Entre eles, o que mais se destaca é a dúvida sobre lavar o arroz ou não.
Por que as pessoas costumam lavar o arroz?
No geral, muita gente lava o arroz porque foi como aprenderam a prepará-lo. Claro, essa é uma forma de remover as impurezas do alimento. Inclusive, segundo uma pesquisa publicada pela revista científica Journal of Hazardous Materials, essa prática reduz a contaminação por microplásticos em 20–40%
Ademais, o arsênio, um elemento químico que o arroz acumula até 10 vezes mais do que outros cereais, é reduzido em até 60%. Dessa forma, é possível amenizar os malefícios que o metal causa ao corpo humano, como vermelhidão, diarreia e dores musculares. Ainda assim, é importante apontar que esse efeito é extremamente raro, por exigir quantidades gigantescas de arsênio.
Ou seja, é algo praticamente impossível com apenas a ingestão de arroz. Afinal, órgãos de fiscalização o alimentar e saúde pública têm medidas rigorosas para monitorar e limitar a presença de substâncias tóxicas nos pacotes de arroz. Além disso, há também um ganho culinário, visto que água remove o excesso de amido, deixando os grãos menos pegajosos após o cozimento.
Leia mais: Alimentos que não devem ficar de fora da geladeira após o uso
Cuidado com os nutrientes
Apesar de ser um hábito muito comum, algumas pessoas defendem que o arroz não deve ser lavado. Isso porque ao entrar em contato com a água, o alimento perde muito de seus nutrientes, especialmente o Ferro e vitaminas B. É algo potencializado pelo fato de que o arroz é também cozido na água, diminuindo seus nutrientes em até 50%
Outro fator a considerar é que a perda de amido, apesar de deixar o arroz soltinho, limita seus benefícios para a saúde intestina. Ou seja, é uma prática que acaba se baseando em gosto pessoal, mas com efeitos claros.
Comentários estão fechados.