Limpar esse item da geladeira pode reduzir sua conta de luz
Está cansado de pagar uma fortuna na conta de energia elétrica? A solução pode estar mais perto do que você imagina: na sua geladeira!
Diga adeus à conta de luz alta! A limpeza adequada da sua geladeira não só evita o desperdício de alimentos, mas também pode te ajudar a economizar energia. Vale ressaltar que limpá-la vai além de jogar fora aquele pote de mantimentos vencidos há meses.
Na verdade, o mau funcionamento do aparelho pode estar relacionado com a falta de higiene, impactando diretamente o seu consumo elétrico.
É verdade que a geladeira não é o maior vilão do seu consumo de energia (correspondendo a apenas 4% do uso médio de uma residência), mas cada quilowatt-hora economizado representa dinheiro no seu bolso.
Higienização para uma geladeira eficiente
Antes de tudo, é preciso dar um trato em todas aquelas sobras esquecidas. Realize toda a limpeza interna da geladeira, garantindo a eficiência energética e também a sua segurança alimentar.
Para garantir a eficiência energética, é fundamental que o ar circule adequadamente pelo interior da geladeira e do freezer. Portanto, se o seu refrigerador tiver freezer acoplado, verifique se há presença de gelo nas saídas de ar. Uma quantidade excessiva pode indicar problemas mais sérios, como a má vedação da porta, que permite a entrada de ar úmido.
Já na parte da geladeira, certifique-se de que as saídas de ar estejam desobstruídas, evitando o bloqueio por itens volumosos. Mesmo que a geladeira funcione melhor quando relativamente cheia, o fluxo de ar continua sendo essencial.
Leia mais: Como limpar alho-poró? A maioria faz errado
Limpeza das bobinas
As bobinas condensadoras são essenciais para o funcionamento da geladeira, elas transferem o calor interno, onde ficam os alimentos armazenados, para o exterior do aparelho. Para garantir seu bom desempenho, é essencial mantê-las limpas.
Em geladeiras mais novas, basta remover o acúmulo de poeira. No entanto, é fundamental seguir as instruções do manual do proprietário ao realizar essa limpeza.
De modo geral, as etapas são as seguintes:
- Desligue a geladeira da tomada;
- Retire a tampa que protege as bobinas, caso o modelo possua;
- Utilize o aspirador de pó com a escova para remover poeira e sujeira das bobinas;
- Escove minuciosamente para eliminar qualquer resíduo persistente;
- Recoloque a tampa protetora e ligue novamente a geladeira.
Por outro lado, se a sua geladeira já tem muitos anos de uso e necessita ser substituída, opte por um modelo com menor consumo energético.
Leia mais: Afinal, você deve ou não lavar o arroz antes de cozinhar?
Dicas extras
Para otimizar ainda mais o consumo de energia da sua geladeira, o programa federal Energy Star oferece algumas dicas, incluindo escolher modelos certificados pela Energy Star, pois eles são aproximadamente 9% mais eficientes do que os modelos que apenas atendem aos requisitos mínimos.
Além disso, prefira geladeiras com freezer na parte superior, pois tendem a ser mais econômicas. Modelos com menos portas também são uma escolha inteligente, já que apresentam menor vazamento de ar frio. E não se esqueça de ajustar a temperatura da geladeira para 2 °C a 4 °C, mantendo-a fresca o suficiente para preservar os alimentos, mas sem desperdiçar energia.
Por fim, posicione o refrigerador em um local fresco e com espaço adequado para a circulação de ar atrás do aparelho, garantindo seu funcionamento eficiente.
Comentários estão fechados.