Quais são as fases da Lua e que tipos de eclipses lunares existem?
O ciclo lunar nos permite ver uma nova lua cheia todos os meses do ano. Como e quando ver cada uma das fases lunares
Você sabe quais são as fases da Lua? De modo geral, elas se referem às mudanças na aparência da Lua vista da Terra conforme sua posição em relação ao Sol. Essas fases influenciam vários fenômenos na Terra, como as marés oceânicas, que são mais altas durante as fases de Lua Cheia e Lua Nova. E sabia que existe uma leve relação com o eclipse lunar?
Como veremos, são quatro as fases da lua: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante. Na Lua Nova, o satélite está entre a Terra e o Sol, portanto sua face iluminada está voltada para longe de nós. À medida que a Lua se move em sua órbita, mais de sua face iluminada é visível da Terra. É aí que chegamos ao Quarto Crescente e à Lua Cheia.
Depois da Lua Cheia, a face iluminada começa a diminuir, passando pelo Quarto Minguante até a próxima Lua Nova. Mas, qual a ligação com o eclipse lunar? Geralmente, este ocorre quando a Terra passa entre a Lua e o Sol, o que só pode acontecer durante a Lua Cheia. Vamos entender com um pouco mais de detalhes?
Quais são as fases da Lua
A princípio, o ciclo de fases se repete aproximadamente a cada 29,5 dias. O fenômeno tem um papel importante na observação astronômica de qualquer ponto da Terra. Durante este período, conhecido tecnicamente como sinódico, a Lua passa pelas quatro fases principais, cada uma marcada por configurações conforme o ângulo entre Terra, Lua e Sol.
LEIA MAIS: Veja como ficam os nomes de alguns famosos se traduzidos para o português!
Lua Nova
A Lua Nova (novilúnio) inicia o ciclo. É o momento em que a Lua está entre a Terra e o Sol e fica invisível para nós, pois não reflete a luz solar.
Quarto Crescente é uma das fases da Lua
Conforme o ciclo avança, a Lua se torna visível devido ao aumento da iluminação. Nesta fase, a iluminação se dá em seu hemisfério direito. Isso ocorre aproximadamente uma semana após a Lua Nova, quando completou um quarto de sua órbita e marca o início da próxima fase.
Lua Cheia
A fase da Lua Cheia (plenilúnio) ocorre quando a Lua se alinha com o Sol e a Terra. Desta forma, permite que todo o seu rosto seja banhado pela luz solar.
Quarto Minguante
Finalmente, o ciclo avança para o Quarto Minguante, preparando o cenário para que tudo comece novamente com a próxima Lua Nova. Após a Cheia, esta fase faz com que o brilho diminua e apenas reflita luz em sua parte esquerda. É o fim e o início da fase lunar.
Que tipos de eclipses lunares existem?
A princípio, conseguimos observar a Lua Cheia mais de uma vez por mês. Mas, embora exista uma leve relação com o eclipse lunar, não acontece com tanta frequência devido à órbita lunar ao redor da Terra, que tem uma leve inclinação. Assim, ocorrem em momentos específicos. Existem três tipos de eclipses lunares:
- Eclipse lunar total: neste, a Lua, o Sol e a Terra se posicionam precisamente para que a Lua seja coberta pela sombra terrestre, adquirindo um tom vermelho devido à dispersão da luz.
- Eclipse lunar parcial: apenas uma parte da Lua atravessa a umbra, enquanto o restante permanece iluminado pelo Sol.
- Eclipse lunar penumbral: toda ou parte da Lua atravessa a parte mais brilhante da sombra da Terra, sendo pouco perceptível da Terra.
LEIA MAIS: Horóscopo do café: qual é o tipo de café perfeito para o seu signo?
Como está o calendário das fases da Lua cheia em 2024?
Agora que entendemos melhor as fases da Lua, que tal saber quando a Lua Cheia, uma das mais incríveis, vai aparecer ao longo do ano?
A última do mês de abril ocorreu na noite do dia 23, a partir das 20h49. As próximas estão previstas para os seguintes dias:
- 23 de maio (a partir das 10h53)
- 21 de junho (a partir das 22h08)
- 21 de julho (a partir das 07h17)
- 19 de agosto (a partir das 15h26)
- 17 de setembro (a partir das 23h34)
- 17 de outubro (a partir das 08h26)
- 15 de novembro (a partir das 18h28)
- 15 de dezembro (a partir das 06h02)
E você, tem sua fase da Lua preferida? Conte para a gente qual é!
Comentários estão fechados.