Os dias poderão ficar mais longos em breve: veja as previsões
Prepare-se para um dia mais longo em 2025! A Terra está desacelerando e, pode ter um "segundo excedente" para ajustar o tempo.
A Terra está desacelerando, e isso significa que a duração dos dias está mudando, tornando-se mais longos. Nesse sentido, pela primeira vez desde 2016, o tempo médio do dia ficou mais longo em 2023. Previsões indicam que o próximo dia mais longo ocorrerá em março de 2025, com a possibilidade da adição de “segundos excedentes” para compensar a mudança na velocidade de rotação da Terra.
Se a tendência continuar, podemos esperar dias ainda mais longos no futuro. Então, veja a seguir o motivo da desaceleração da Terra e como isso pode impactar nossa sociedade.
Leia mais: Descubra a frequência da prosperidade que pode impulsionar suas finanças
Por que a Terra está desacelerando?
Segundo o Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS), em 2024, a duração do dia será uma fração de milissegundo maior do que qualquer dia desde 2019. Além disso, o IERS sugere que até março de 2025, a duração de um dia pode chegar a mais 1,63 milissegundos ao percorrer de 24 horas, marcando o dia mais longo em cinco anos.
A desaceleração a longo prazo da Terra está ligada à mecânica celeste. Nesse sentido, ela pode ser influenciada por diversos fatores, como mudanças na atmosfera, nos oceanos e até mesmo nos movimentos do núcleo terrestre. Dessa forma, quando essa rotação desacelera ou acelera, afeta o tempo que levamos para completar um dia.
Com a desaceleração atual, é possível que se faça necessário um segundo bissexto, como acontece a cada quatro anos, para ajustar o calendário. Ademais, vale destacar que um dia, atualmente constando 24 horas, poderá chegar a 25 horas em cerca de 200 milhões de anos.
Leia mais: NASA descobre novos planetas anões que podem ser habitáveis
O “segundo excedente”
Um “segundo excedente” é um segundo adicional agregado ao Tempo Universal Coordenado (UTC), o tempo global padrão, para compensar a desaceleração da rotação da Terra.
Ainda que o aumento do dia em milissegundos pareça pequeno, ele pode impactar sistemas tecnológicos de alta precisão, como os satélites GPS. Por exemplo, se os sistemas não se ajustarem à velocidade de rotação da Terra, podem ocorrer erros nos dados de posicionamento e na prestação de serviços.
Desse modo, o UTC é a base para os horários na Terra, e mudanças na rotação podem fazer com que segundos precisem ser adicionados ou retirados para manter o tempo correto.
Comentários estão fechados.