Como evitar erros na compra de azeite de oliva extra virgem

Dicas valiosas para escolher o azeite de oliva extra virgem de qualidade e aproveitar todos os seus benefícios. Confira!

Como garantir a qualidade do azeite que coloca à mesa? Comprar azeite pode parecer simples, mas é fácil cometer erros que comprometem a autenticidade e os benefícios desse produto.

Saber identificar um azeite de oliva genuíno é essencial para aproveitar ao máximo seus sabores e propriedades e para isso, alguns equívocos devem ser evitados na hora da compra.

Comprar azeite pode ser uma tarefa complicada se você não estiver bem informado. Assim, repassamos algumas dicas importantes para que você possa comprar um azeite de melhor qualidade, aproveitando ao máximo seus benefícios culinários e para a saúde.

LEIA MAIS: Fique atento! Os golpes mais comuns que podem colocar suas finanças em risco

Equívocos comum na hora de comprar azeite

Escolher azeites baratos

Azeites com preços muito baixos podem ser de qualidade inferior ou até mesmo falsificados. Óleos de sementes coloridos para imitar a aparência do azeite genuíno são uma fraude comum. O azeite legítimo nunca é sem graça; ele possui sabores que variam do doce ao amargo.

Ignorar o rótulo

Sempre leia o rótulo com atenção. Termos como “óleo composto” ou “tempero misto” indicam que o produto não é azeite puro. Certifique-se de que o azeite que você está comprando é realmente azeite extra virgem e não uma mistura.

Não verificar a embalagem

Azeites de qualidade geralmente vêm em garrafas de vidro escuro, que ajudam a proteger o produto da luz, evitando a oxidação. Verifique também se a embalagem está intacta, sem vazamentos ou danos, e prefira sempre embalagens bem seladas.

Desconsiderar a data de validade

A frescor do azeite é essencial. Quanto mais novo, melhor o sabor e o aroma. Verifique a data de colheita e de validade no rótulo. Azeites antigos podem perder suas propriedades e não oferecer o mesmo sabor e benefícios.

LEIA MAIS: Você deve comer as frutas com ou sem a casca? Confira!

Não conferir a procedência

Prefira azeites cuja extração e envase acontecem no mesmo local. Esses produtos tendem a ser mais confiáveis e de melhor qualidade, pois há menos risco de manipulação e adulteração durante o processo de distribuição.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.