Você é assertivo? 5 situações em que você precisa ser claro e firme
Há situações em que você deve, sim, ser implacável.
Em nossa jornada pela vida, nos deparamos com diversos desafios que exigem mais do que apenas passividade. Há momentos em que precisamos tomar uma posição e é o momento em que você deve ser firme e defender seus direitos, valores e crenças.
A psicologia nos ensina que ser assertivo, ou seja, comunicar suas necessidades e desejos de forma clara, direta e respeitosa, é fundamental para uma vida plena e autêntica.
Situações em que você deve ser firme
Em diversas situações da vida, a clareza e firmeza são habilidades essenciais que podem determinar o curso dos acontecimentos e influenciar nossas interações com o mundo ao nosso redor. Por isso, aqui você verá que deve aprender a ser claro e firme em suas comunicações e ações. Dessa forma, estabelecerá limites saudáveis, tomará decisões conscientes e expressará seus desejos e necessidades de forma eficaz. Portanto, confira a seguir algumas situações em que a assertividade se torna fundamental.
1. Quando seus direitos são violados
Se você está sendo vítima de abuso, assédio, discriminação ou qualquer outra forma de injustiça, é fundamental que você se posicione e exija seus direitos. Por isso, não permita que ninguém te humilhe, te diminua ou te trate com desrespeito.
2. Quando seus valores são questionados
Se alguém está desafiando seus princípios, crenças ou valores fundamentais, é importante que você os defenda com convicção. Então, explique seu ponto de vista de forma clara e respeitosa, mas não tenha medo de defender aquilo que você considera importante.
Leia mais: 10 traços que definem pessoas mentalmente fortes. Confira!
3. Quando seus limites são ultrapassados
Todos nós temos limites pessoais que precisam ser respeitados. Portanto, se alguém está invadindo seu espaço físico, emocional ou psicológico, é fundamental que você estabeleça limites claros e firmes. Diga “não” de forma assertiva e explique por que você não se sente confortável com a situação.
4. Quando seus sentimentos são ignorados
É importante que você aprenda a identificar e expressar seus sentimentos de forma saudável. Portanto, se alguém está constantemente ignorando seus sentimentos ou necessidades, é fundamental que você se comunique de forma clara e direta. Dessa forma, explique como você se sente e o que você precisa para se sentir melhor na situação.
5. Quando você precisa defender alguém que você ama
Se alguém que você ama está sendo injustiçado, abusado ou maltratado, é seu dever defendê-lo. Seja a voz daqueles que não podem se defender e lute pelos seus direitos.
Porém, lembre-se, ser assertivo não significa ser agressivo ou rude. Assim, trata-se de comunicar suas necessidades e desejos de forma clara, direta e respeitosa, sem medo de defender aquilo que você acredita ser certo. Você verá que, ao aprender a bater o pé nas situações certas, estará construindo uma vida mais autêntica, empoderada e feliz.
Leia mais: 5 coisas que deve fazer antes de tomar decisões no seu relacionamento
Dicas para ser firme e mais assertivo
Mas, se você já sabe de tudo isso, e mesmo assim a assertividade não é o seu forte, não há problema algum. Na verdade, você verá como é simples mudar o seu comportamento para melhor em algumas etapas básicas. Confira!
Pratique a comunicação clara e direta. Explique seus pensamentos, sentimentos e necessidades de forma objetiva e concisa. Além disso, mantenha uma postura firme e confiante. Ou seja, evite cruzar os braços ou olhar para o chão. Além disso, mantenha contato visual e demonstre segurança em suas palavras.
Outra dica é usar uma linguagem corporal positiva. Dessa forma, mantenha a cabeça erguida, os ombros relaxados e uma postura ereta. Também, seja respeitoso com o outro. Mesmo quando discordando, trate o outro com respeito e evite ofensas ou ataques pessoais. Por fim, tenha convicção em suas palavras, acredite no que você está dizendo e defenda seus pontos de vista com firmeza.
Ser assertivo é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada com o tempo. Você perceberá logo que colocando essas dicas em prática, estará no caminho certo para se tornar uma pessoa mais confiante, autêntica e capaz de defender seus direitos e valores com respeito.
Comentários estão fechados.