Até anfíbios? Animais que produzem leite e você não sabia
Pesquisadores do Instituto Butantan revelam que o cuidado parental vai além dos mamíferos
Olha como a natureza surpreende! Pesquisadores do Instituto Butantan revelaram uma descoberta interessante na revista Science: existem anfíbios que produzem leite para alimentar as crias. Mais precisamente, a espécie Siphonops annulatus, cuja aparência é bem similar a um verme. Isso mostra que não só os filhotes de mamíferos se alimentam do leite materno.
Segundo a pesquisa, o anfíbio secreta um fluido gorduroso, próximo ao leite materno, durante dois meses para nutrir os filhotes. Como o texto explica, trata-se do que chamam de evolução convergente, na qual a nutrição das crias não vem de glândulas mamárias, mas da cloaca do anfíbio.
Entretanto, existem mais características nestes seres que os aproxima dos mamíferos.
Leia mais: Donos de cachorros ou gatos: afinal, quem é mais feliz?
As crias parecem “pedir” pelo leite da mãe
O bebê chora quando está com fome. Os gatinhos miam muito quando a mamãe os amamenta. E o bezerro vem correndo quando a vaca se aproxima para alimentá-lo. Em suma, são comportamentos típicos dos filhotes famintos de mamíferos, né?
Pois, algo igual ocorre também entre os Siphonops annulatus. Ainda conforme o estudo, os filhotes emitem sons e até competem entre si por um lugar ao redor da mãe quando chega a hora de “mamar”. Isso mostra que eles também buscam ativamente a nutrição.
No entanto, a pesquisa vai um pouco mais além nas suas análises, sobretudo no que toca ao comportamento e a secreção da substância leitosa. Segundo a equipe, estas características evidenciam uma capacidade de cuidado parental profundo entre os anfíbios. Algo paralelo ao observado nos mamíferos, ainda que desenvolvido de forma independente.
Só para ilustrar, os cientistas avaliaram os compostos da substância secretada pelos anfíbios que produzem leite. Segundo eles, embora não seja idêntica ao mamífero, desempenha uma função similar, inclusive com proteínas parecidas.
A princípio, este fenômeno de cuidado parental com secreção de líquidos nutritivos indica uma estratégia evolutiva para a sobrevivência da prole. Mais ainda, que isso evoluiu múltiplas vezes. Assim, sugere uma adaptação do reino animal para assegurar o desenvolvimento saudável das crias.
Leia mais: 8 coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro
Não só os anfíbios produzem leite
A descoberta do leite em anfíbios te surpreendeu? Pois, saiba que, além dos mamíferos, outras espécies, incluindo aves e invertebrados, também produzem uma substância similar. E, ainda, com a finalidade de alimentar as crias. Veja:
Pombas
As pombas produzem uma substância conhecida como “leite de pomba” para alimentar suas crias. Não se trata exatamente de leite no sentido mamífero do termo, mas um líquido nutritivo que os pais produzem no papo e, então, regurgitam.
Inicialmente, há uma secreção de células especiais na parede do papo que, então, se desintegram para formar o leite de pomba. O líquido é rico em proteínas e gorduras, nutrientes essenciais para o desenvolvimento e crescimento das crias nos primeiros dias de vida. Afinal, ainda não podem digerir outros alimentos.
Vale lembrar que algo similar ocorre também com os flamingos e alguns pinguins.
Baratas
Torceu o nariz quando leu como as pombas produzem o “leite”? Pois, as tão temidas baratas, especificamente a Diploptera punctata, tamb[em o fazem. Aliás, esta é a única espécie que da à luz crias vivas em vez de pôr ovos. Então, produz uma substância nutritiva muito parecida com o leite para alimentar os embriões em desenvolvimento.
A princípio, o líquido se forma dentro dos sacos embrionários e contém proteínas, gorduras e açúcares. Inclusive, pesquisadores descobriram que fornece mais de três vezes a quantidade de energia que o leite de búfala.
Os nutrientes ficam em cristais que são absorvidos por meio de um processo no qual os embriões ingerem o líquido, permitindo-lhes desenvolver-se dentro das mães até que estejam prontos para nascer.
Leia mais: Leite de aveia vs. leite de vaca: afinal, qual é o melhor para você?
Assim como os anfíbios, os peixes-disco também produzem leite
Por fim, embora não produzam o leite como o dos mamíferos, os peixes-disco geram uma secreção cutânea nutritiva que serve de alimento para suas crias. Após a postura e eclosão dos ovos, tanto o macho quanto a fêmea desenvolvem a substância a partir de sua epiderme.
As crias então se alimentam raspando este “leite” da pele dos pais por várias semanas. Isso constitui uma fonte importante de alimento para elas nas primeiras etapas da vida. Mais ainda, adquirem imunidade passiva pelas substâncias imunológicas dos pais.
E aí, você sabia que tantas espécies, além dos mamíferos, produziam leite para alimentar as crias?
Comentários estão fechados.