Todo mundo ouve uma voz interna na cabeça quando lê?
Você já parou para perceber se ouve uma voz na sua cabeça enquanto lê? E se sim, de quem é essa voz?
Preste atenção: você ouve uma voz interna na cabeça quando lê este texto? Provavelmente, sim, né? É como se essa voz narrasse cada palavra, quase um ser em miniatura vivendo dentro do seu cérebro. Mas, você não é a única pessoa com um narrador ou narradora interior, embora sua natureza varie para cada um. Muita gente relata uma experiência que os estudiosos chamam de “voz interior de leitura” (VIR).
O que dizem as pesquisas sobre a voz interna quando uma pessoa lê?
A professora de Psicologia da Universidade de Nova York, Ruvanee Vilhauer, conduziu os dois estudos mais significativos sobre o tema. Ao analisar relatos online sobre experiências de leitura, Vilhauer descobriu que 82,5% das pessoas ouvem uma voz interna na cabeça quando leem. Essa voz geralmente possui características da fala, como identidade, gênero, tom e volume.
LEIA MAIS: 6 livros para estimular o desenvolvimento da criança em diferentes áreas
A pesquisa mostrou ainda que cerca de metade das pessoas com VIR ouve apenas uma voz, frequentemente a própria. Contudo, algumas relatam várias vozes, especialmente ao ler diálogos, cartas, e-mails e outras comunicações escritas. Em outras palavras, criam diferentes “dublagens” para a leitura.
Em outro estudo com 570 voluntários, cerca de quatro quintos relataram ouvir a VIR sempre ou às vezes ao ler. Dos que têm uma VIR, 34,2% a ouvem em todas as leituras, enquanto 45% a ouvem frequentemente. Além disso, 19% afirmaram que podem escolher ativar ou desativar essa voz durante a leitura.
Por fim, quase 75% dos entrevistados disseram controlar aspectos da VIR, com 35,6% escolhendo de quem é a voz ouvida e 36,5% ajustando o volume.
A influência do sotaque
Outro estudo destacou que a voz interna quando a pessoa lê geralmente compartilha o sotaque do leitor. Sendo assim, pode influenciar a interpretação de textos, especialmente em poemas e limericks. A maneira como uma pessoa pronuncia certas vogais, por exemplo, pode afetar a rima e a fluidez do texto, mostrando que a leitura silenciosa tem um impacto significativo.
LEIA MAIS: Conheça os livros favoritos de Bill Gates para 2024
E quem não tem essa voz interna?
Curiosamente, algumas pessoas não possuem um monólogo interno. Enquanto alguns narram seus pensamentos de forma verbal, outros pensam de maneira menos verbosa. Este fenômeno ainda é pouco estudado, talvez porque muitos pesquisadores assumem que todos pensam da mesma maneira.
Em suma, a experiência da leitura e a presença de uma voz interna variam de pessoa para pessoa. Entender como diferentes pessoas vivenciam a leitura pode nos ajudar a compreender melhor a mente humana e, quem sabe, melhorar técnicas de ensino e comunicação.
Você ouve uma voz enquanto lê? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Comentários estão fechados.