3 piores alimentos para os dentes, segundo especialistas
Não são apenas os doces que causam problemas nos dentes
Quando a gente fala nos piores alimentos para os dentes, os doces são os primeiros que vem à mente, né? Mas, embora, de fato, não sejam os melhores amigos da saúde bucal, também não são os maiores vilões. Pelo contrário, há três comidinhas que estão aí, destruindo sua sua arcada dentária inteira e você nem percebe!
Em entrevista ao CBS News, a higienista dental Whitney DiFoggio entrega alguns culpados por causar cáries e outros problemas. E olha, muitos nem eram tão suspeitos assim.
Os piores alimentos para os dentes – será que você sabia?
A seguir, estão alguns itens que, certamente, fazem parte dos seus hábitos alimentares. E a verdade é que consumi-los em excesso pode fazer mal não apenas aos dentes, como para a saúde de modo geral.
Bebidas açucaradas ou ácidas
A princípio, estes são os maiores culpados por prejudicar a sua saúde bucal. E, infelizmente, a lista é vasta e inclui, por exemplo:
- refrigerantes favoritos
- bebidas esportivas, tipo Gatorade
- energéticos
- sucos de frutas
Mesmo os naturais trazem problemas pela alta quantidade de açúcar que, geralmente, fica entre os dentes. Esse acúmulo consequentemente leva à cárie, pois nem sempre dá para escovar após o consumo. Mas, os piores alimentos para os dentes desta série não acabam por aqui!
Alimentos e bebidas ácidas também podem ser prejudiciais, pois a acidez corrói o esmalte dos dentes. Então, além de cáries, provocam sensibilidade e até a perda deles. Neste rol, estão o café, vinho e, de novo, sucos de frutas.
Ah, então devo parar de tomar isso tudo? Não necessariamente! Apenas cuide de escovar os dentes logo após ingerir ou, pelo menos, o mais rápido possível.
Leia mais: Técnicas dos chefs que garante o ovo frito perfeito
Alimentos pegajosos
A princípio, essa categoria inclui aquelas gomas coloridinhas. Mas, também se aplica a “alimentos saudáveis” como frutas secas. Já percebeu que, após comermos, são super difíceis de sair dos dentes?
Pois é, estes alimentos aderem a eles, principalmente nas fendas, o que torna ainda mais difícil de limpar. Daí, já sabe, né? Cárie, só para começar.
Carboidratos fermentáveis também estão entre os piores alimentos para os dentes
Essa pode doer no seu coração mas, acredite, dói mais ainda nos dentes! A lista inclui itens, por exemplo:
- pão
- macarrão
- batatas fritas
- bolachas
Sabe onde está o maior problema? Na sua decomposição em açúcares diretamente na boca, grudando nos dentes e aumentando a chance de cárie. Afinal, neste processo, liberam os açúcares dos quais as bactérias se alimentam, produzindo ácidos nocivos. Daí, além da cárie, inclusive podem dar mau hálito.
Leia mais: 6 truques para economizar muito nas compras de supermercado
Como prevenir os danos dos piores alimentos para os dentes?
Antes de tudo, é como já comentamos: você não precisa abandonar esses alimentos para ter dentes saudáveis. Pelo contrário, há maneiras de reduzir seus efeitos prejudiciais. Sobretudo, manter uma boa higiene bucal, como escovar e passar fio dental diariamente. Mas, também:
Consumir alimentos saudáveis na ordem certa
Como assim? A princípio, a ordem em que você come os alimentos pode impactar sua saúde dental. Em outras palavras, a dica é comer alimentos mais saudáveis e fibrosos após consumir os açucarados ou pegajosos.
Por exemplo, logo depois daquele macarrão, que tal uma maçã de sobremesa? Isso ajuda a limpar seus dentes naturalmente, desalojando partículas de alimentos e açúcares. Assim, reduz efetivamente o risco de acúmulo de placa e cárie.
Leia mais: Churrasco perfeito: evite esses 8 erros que estragam o churrasco!
Água é essencial
Não só para amenizar os efeitos dos piores alimentos para os dentes, mas para a saúde como um todo, né? Mas, neste caso, enxaguar a boca após o consumo, sobretudo quando não pode escovar os dentes, ajuda a tirar, pelo menos um pouco, as partículas de alimentos e açúcares da boca.
Um chicletinho (de vez em quando)
Ué, mas o chiclete não é pegajoso? Sim, mas aquele sem açúcar contém xilitol, um tipo de adoçante. Normalmente, ajuda a aumentar o fluxo de saliva para lavar os resíduos de alimentos e, assim, neutralizar o ácido dos alimentos.
Ou seja, quanto mais você mastiga, mais saliva você produz e mais limpos ficam seus dentes. Mas, atenção, hein: nenhuma destas três dicas substitui a escovação! E, sobretudo, nada de excessos no chiclete!
Comentários estão fechados.