Refrigerante diet é saudável? Mito ou verdade?
Veja o que estudos dizem sobre riscos cardíacos, diabetes e câncer
Um refri geladinho num dia de calor cai bem, né? Ou, nem tanto assim! Afinal, a gente sabe de cor o quanto o refrigerante faz mal à saúde pela alta concentração de açúcares, principalmente. Daí, vêm as versões diet com a ideia de se refrescar “sem culpa” por ter menos calorias. Será mesmo? Afinal, refrigerante diet é saudável?
De fato, esse debate é antigo, até envolvendo estudos e opiniões diversas. Por isso, vale muito a pena explorar essa questão até para entender se isso é mito ou verdade. E, principalmente, cuidar para não consumir algo que não seja benéfico para a saúde.
Leia mais: 5 técnicas para reduzir o consumo de açúcar sem sofrer
Refrigerante diet é saudável? Veja o que diz a ciência!
A princípio, vários estudos, recentes ou não, levantam preocupações importantes sobre o consumo de refrigerantes diet. Só para ilustrar, existem pesquisas que inclusive associam a bebida a diversos problemas de saúde, por exemplo, doenças cardíacas, diabetes e até câncer.
Em março de 2023, um estudo da Associação Americana do Coração encontrou uma conexão entre o consumo de refrigerantes diet e o desenvolvimento de fibrilação atrial, uma arritmia cardíaca perigosa. Resumidamente, a pesquisa reuniu dados de 200 mil pessoas.
De modo geral, os indivíduos que consomem mais de dois litros de refrigerante diet por semana têm 20% mais chance de desenvolver fibrilação atrial. Entretanto, especialistas alertam que estes são resultados observacionais, ou seja, não estabelecem uma relação direta de causa e efeito.
Afinal, é preciso considerar outros fatores, como obesidade e diabetes, comuns entre os consumidores de refrigerantes diet. Ainda, questões genéticas que também são importantes na análise. Mesmo assim, a recomendação é que, principalmente, pessoas com doenças cardiovasculares reduzam o consumo de refrigerante diet.
Isso se dá sobretudo por preocupações recentes que a Organização Mundial de Saúde (OMS) levantou sobre os riscos do consumo de bebidas dietéticas. E é o que você vai ver agora.
Leia mais: McFish volta ao cardápio do McDonald’s: mas é por pouco tempo
Aspartame: um adoçante polêmico
Ocorre que, na discussão se refrigerante diet é saudável, aparece outro personagem: o aspartame, adoçante artificial presente na bebida. Em julho de 2023, a Iarc (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer) emitiu um comunicado no qual classificou o ingrediente como “possivelmente cancerígeno”.
A análise de 1.300 estudos revelou evidências limitadas, sugerindo uma ligação entre o aspartame e o câncer. Deste modo, a OMS recomenda um consumo diário de até 40 mg por quilograma de peso corporal. Para uma pessoa adulta de 70 kg, isso equivale a 9 a 14 latas de refrigerante diet por dia. Entretanto, isso desconsidera outras fontes de aspartame, por exemplo, a adição no cafezinho.
Apesar disso, especialistas como a oncologista Maria Del Pilar Estevez Diz destacam a necessidade de hábitos alimentares mais saudáveis e o consumo de alimentos naturais.
Refrigerante diet e diabetes: uma relação perigosa
Outro problema sério nessa discussão é que, para muita gente, o refrigerante diet parece uma escolha saudável por conter menos açúcar. Então, o que pessoas diabéticas fazem? Trocam o refri tradicional pela versão dietética.
No entanto, um estudo de 2023 revelou um aumento no risco de diabetes tipo 2 entre os consumidores de adoçantes artificiais. Inicialmente, isso ocorre porque essas bebidas, na verdade, contribuem para o controle glicêmico em diabéticos. Entretanto, não são recomendadas como uma solução geral para reduzir o risco da condição.
Além disso, o consumo do refrigerante diet pode interferir na sensação de saciedade e controle alimentar. E sabe por isso ocorre? Geralmente, adoçantes artificiais, como o aspartame, enganam o cérebro com o sabor doce sem calorias. Em resposta, a pessoa tem mais desejo por alimentos calóricos. Consequentemente, ganha peso.
Ao mesmo tempo, há uma associação entre o consumo de refrigerante diet e distúrbios alimentares, como a bulimia.
Leia mais: Ele faz mal? 9 coisas sobre o micro-ondas que você não sabia
O que acontece com o corpo se parar de tomar refrigerante
A gente espera que, com todas essas informações, você já entenda que refrigerante diet não é saudável. Logo, evitá-los, assim como as versões tradicionais, traz inúmeros benefícios à saúde. Só para citar alguns:
- Você perde peso: refrigerantes são bebidas altamente calóricas e contribuem para o ganho de peso. Sendo assim, cortá-los da dieta pode ajudar na perda de peso eficiente.
- Reduz os riscos de disfunção erétil: o alto teor de sódio e açúcar nos refrigerantes agrava quadros de hipertensão arterial e diabetes, fatores de risco para disfunção erétil.
- Previne o câncer: eliminar refrigerantes ajuda na prevenção de cânceres, pois contêm substâncias como bisfenol-A, que podem causar alterações metabólicas significativas.
- Rejuvenesce a pele: o excesso de açúcar nos refrigerantes também acelera o envelhecimento celular, resultando em rugas e flacidez.
- Reduz os riscos de diabetes: refrigerantes causam picos rápidos de açúcar no sangue, favorecendo o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Sem eles, há uma estabilização nos níveis de açúcar.
- Melhora a saúde bucal: a redução no consumo de açúcar dos refrigerantes diminui o risco de cáries dentárias.
- Melhora o funcionamento do intestino: a diminuição na ingestão de bebidas açucaradas contribui para um intestino mais saudável.
Leia mais: 3 piores alimentos para os dentes, segundo especialistas
Dicas para reduzir ou abandonar o refrigerante diet
A gente sabe que, quando o consumo do refrigerante, tanto diet quanto “normal” é um hábito, há toda uma dificuldade em abandonar. Neste sentido, alguns truques ajudam bastante:
- Vá reduzindo gradualmente, estabelecendo metas, como limitar o consumo a apenas nos fins de semana.
- Observe os momentos do dia em que sente mais vontade de consumir o refrigerante e busque alternativas.
- Daí, faça trocas saudáveis, como chá verde gelado, kombucha, água de coco ou água gaseificada com frutas.
- Evite o acesso fácil, mantendo o refrigerante em locais que não possa ver tão facilmente.
Portanto, refrigerante diet é saudável? Não, né? Embora seja livre de açúcar, a bebida pode levar a diversos problemas de saúde, então, que tal substituir por opções mais naturais?
Comentários estão fechados.