11 bairros mais bonitos do mundo para você se encantar
Viaje pelo mundo conhecendo bairros históricos e pitorescos, cada um com sua própria história e cultura única
Pense rápido: aí, na sua cidade, você já elegeu seu bairro ou região favoritos? Pode ser por uma rua especial, uma praça ou mesmo a fachada das casas. Não tem jeito, alguns distritos nos atraem por diferentes motivos. Sobretudo, quando se fala em alguns dos bairros mais bonitos do mundo! Cada um tem sua história, cultura e arquitetura, oferecendo um charme único e experiências que vão de ruas de paralelepípedos medievais a vibrantes mercados.
Então, que tal conhecer algum deles e, quem sabe, incluí-los nos seus próximos planos de viagem (ou até moradia)?
Santa Teresa (Rio de Janeiro) abre nossa lista dos bairros mais bonitos do mundo
Claro que tem Brasil na lista! O bairro de Santa Teresa, no coração do Rio de Janeiro, combina história e arte com maestria. Sobretudo pelas ruas de paralelepípedos, casas coloniais e escadaria que já virou ponto obrigatório de fotos. Sem falar nas vistas deslumbrantes da cidade, ateliês e galerias de arte, cafés e, claro, o icônico bondinho que percorre suas ruas.
Lübecker Altstadt (Alemanha)
No norte da Alemanha, em Schleswig-Holstein, Patrimônio Mundial da UNESCO, o bairro é um centro histórico que impressiona com suas estruturas góticas medievais. Além disso, as residências patrícias dos séculos XV e XVI, igrejas de tijolos e ruas sinuosas de paralelepípedos.
A UNESCO destaca que “os bairros preservados da Cidade Velha mostram na sua unidade a estrutura medieval da Cidade Hanseática. Ainda, representam um monumento europeu de alto nível. Outro destaque vai para a singular silhueta da cidade com as sete altas torres de igreja.
LEIA MAIS: Café da manhã saudável: 6 alimentos que você deve incluir
Alfama (Lisboa)
Aos pés do Castelo de São Jorge, Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa. E inegavelmente, um dos mais bonitos do mundo. Dono de ruas estreitas, casas pitorescas e miradouros com vistas deslumbrantes sobre o rio Tejo, é o coração do fado, a tradicional música portuguesa.
Mas, os visitantes também podem experimentar a autêntica cultura lisboeta nos bares e restaurantes que oferecem shows ao vivo. A Catedral de Lisboa também está entre os pontos turísticos mais importantes da área.
A Cidade Velha de Chefchaouen (Marrocos) é um dos bairros mais bonitos do mundo
A “pérola azul de Marrocos”, Chefchaouen é famosa por sua tonalidade vibrante, como o próprio nome já diz. Por isso, quem visita passa o tempo explorando as ruas e tirando fotos. Mas a cidade também oferece lojas charmosas, restaurantes e trilhas nas montanhas Rif, ou seja, uma experiência completa.
LEIA MAIS: 7 hábitos matinais para começar o dia com sucesso
Gamla Stan (Estocolmo)
Gamla Stan é o centro histórico de Estocolmo, conhecido tanto pelas ruas estreitas e sinuosas quanto os edifícios coloridos e a atmosfera medieval. Além disso, o bairro é lar de alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade, por exemplo:
- Palácio Real
- Catedral de Estocolmo
- Praça Stortorget
Sendo assim, Gamla Stan oferece uma combinação única de história, cultura e charme que cativa todos os visitantes.
Pelourinho (Salvador)
Pelourinho, no centro histórico de Salvador, é, sem dúvidas, um dos bairros mais ricos do Brasil. Patrimônio Mundial da UNESCO, vai muito além das vibrantes fachadas coloniais, ruas de paralelepípedos e igrejas históricas.
O Pelourinho é principalmente o centro de cultura afro-brasileira, onde a música, a dança e a culinária tradicionais estão sempre presentes. Sem falar que respira história em cada uma de suas atrações. Só para exemplificar:
- Igreja de São Francisco, com seu interior ricamente decorado
- Elevador Lacerda, que oferece vistas espetaculares da Baía de Todos os Santos
LEIA MAIS: Cidades mais caras do mundo para viver tem 8 brasileiras na lista
Um dos bairros mais bonitos do mundo é a Aldeia de Sidi Bou Said (Tunísia)
Situada a cerca de 16 quilômetros de Túnis, a aldeia é também famosa pelos edifícios azuis e brancos em estilo mourisco e italiano. Com vista para o Mediterrâneo, a cidade é um verdadeiro tesouro, sobretudo pelo palácio Ennejma Ezzahra e a Mesquita Sidi Bou Said. Aliás, paradas obrigatórias para qualquer visitante.
El Born (Barcelona)
Bairro vibrante de Barcelona, é famoso pela vida noturna, boutiques elegantes e rica história. O Mercat del Born, por exemplo, foi transformado em centro cultural. Também temos a Basílica de Santa Maria del Mar, um dos marcos mais importantes da área. Por fim, as ruas estreitas e a atmosfera animada fazem de El Born um dos lugares mais fascinantes para explorar.
LEIA MAIS: Conheça o método japonês para organizar geladeira e economizar
Bairro Gótico (Barcelona)
Também em Barcelona, o Bairro Gótico é uma verdadeira viagem ao passado medieval da cidade. Principalmente por suas ruas estreitas e sinuosas e fachadas de pedra. Destacam-se a Pont Del Bisbe, passarela coberta construída na década de 1920. Ainda, a Catedral de Barcelona e o Museu de História Urbana que, de modo geral, detalha as origens romanas da cidade.
Outro dos bairros mais boitos do mundo é Chueca (Madri)
Chueca, em Madri, é um bairro animado conhecido por sua diversidade e vida noturna vibrante. Com suas ruas cheias de bares, restaurantes e lojas exclusivas, é, sem dúvidas, um centro de cultura e diversão. O Mercado de San Antón e a Plaza de Chueca, por exemplo, são pontos de encontro populares. Afinal, permitem que os visitantes experimentem a culinária local e a atmosfera acolhedora.
Higashiyama (Quioto, Japão)
Por fim, Higashiyama, em Quioto, oferece uma imersão na arquitetura tradicional japonesa. Este bairro montanhoso, com seus edifícios de madeira preservados, lembra a era feudal do Japão. Por lá, é impossível não se perder entre as lojas, salões de chá e restaurantes. Ah, e claro, o Pagoda Yasaka, edifício de cinco andares com uma vista impressionante da área.
Comentários estão fechados.