Não é de vaca! 8 tipos de leite deliciosos que tem que conhecer
Explore os diversos tipos de leite, desde o tradicional leite de vaca até alternativas vegetais como aveia, amêndoas e cânhamo
O leite é, inegavelmente, uma das bebidas mais nutritivas e consumidas em todo o mundo. Afinal, é rico em proteínas, vitaminas e minerais. Por isso mesmo, é fundamental na saúde dos ossos, bem como o crescimento e na manutenção geral do organismo. A princípio, o leite de vaca está entre os principais tipos de leite existentes. Entretanto, seja por intolerância quanto opções alimentares, não é unânime, razão pela qual as pessoas buscam o consumo de leites vegetais, por exemplo.
Sobre o leite de vaca
A princípio, este é um dos tipos de leite mais tradicionais e até possui variações, como o integral e sem lactose. De modo geral, seu perfil nutricional é rico, contendo:
- cálcio
- potássio
- magnésio
- zinco
- iodo
- vitaminas A, B e D.
Entretanto, pesquisas indicam que mais da metade da população brasileira tem predisposição genérica para a intolerância à lactose. Daí, apesar de fonte em proteínas, é preciso buscar por tipos de leite alternativos.
Leia mais: 4 nutrientes que preservam seu cérebro saudável, segundo estudo
Por que buscar tipos de leite alternativos ao de vaca
A princípio, há diversos motivos para trocar o leite de vaca por outros tipos. Por exemplo, a intolerância à lactose, caracterizada pela dificuldade em digerir o açúcar natural. Além disso, há as alergias à proteína do leite de vaca, bem como redução do consumo de gordura.
Ainda, motivações éticas e ambientais, uma vez que a produção de leite de vaca tem impacto significativo no meio ambiente. Assim, os leites vegetais surgem como alternativas mais adequadas às necessidades individuais.
Leite de aveia
Ainda que seja popular entre as pessoas que buscam opções alternativas, o leite de aveia pode não ser tão saudável quanto parece. Isso porque, apesar de conter fibras, tem muito açúcar e pouca proteína. Assim, pode elevar os índices glicêmicos.
Leite de amêndoas
Embora também tenha um impacto ambiental importante, é uma alternativa comum. Feito a partir de amêndoas embebidas em água, seu subproduto é a farinha de amêndoa. Uma de suas vantagens sobre o leite de aveia, por exemplo, é não alterar os níveis de glicose no corpo.
Leite de soja
Produzido a partir da mesma leguminosa que o tofu e o edamame, o leite de soja é frequentemente fortificado com cálcio e vitaminas A e D. De modo geral, é um dos tipos de leite mais indicados para intolerantes a laticínios, porém é geralmente mais processado e contém mais açúcar. Logo, o recomendável é limitar o consumo a menos de três porções semanais.
Um dos tipos de leite mais comum é o de coco
O leite de coco, extraído da polpa branca do fruto, é conhecido por seu sabor doce. Diferente da água de coco, rica em eletrólitos, contém gorduras saturadas que ajudam a estabilizar o açúcar no sangue. Ainda, possuem triglicerídeos de cadeia média que beneficiam o microbioma intestinal.
Leite de cânhamo
Ainda que seja um dos tipos mais incomuns, o leite de cânhamo é altamente recomendado, principalmente para pessoas veganas. Feito a partir das sementes de cannabis sativa, é rico em proteína, fibras alimentares e tem um impacto suave no sistema digestivo.
Leia mais: 4 melhores atividades para emagrecer, segundo Harvard
Outros tipos de leite vegetal
Leite de arroz
O leite de arroz também é uma alternativa leve e de fácil digestão. Com baixo teor de gordura e sem lactose, é ideal para quem tem alergias ou intolerâncias. No entanto, é pobre em proteínas em comparação a outros leites vegetais. Por isso, há versões fortificadas com cálcio e vitaminas A e D.
Leite de castanha de caju
Talvez um dos tipos de leite também menos conhecido, tem sabor delicado e textura cremosa. Rico em gorduras saudáveis, especialmente ácidos graxos monoinsaturados, contribui principalmente para a saúde cardiovascular.
Por outro lado, tem teor proteico menor que o do leite de vaca, mas ainda é uma boa opção para quem busca uma bebida nutritiva e saborosa.
Outro dos tipos de leite vegetal é o de macadâmia
O leite de macadâmia, por fim, destaca-se pelo perfil nutricional superior, contendo gorduras saudáveis e antioxidantes. Comparado a outras alternativas, é mais rico em gorduras monoinsaturadas, benéficas para a saúde do coração. Além disso, possui um impacto ambiental menor, sendo uma opção mais sustentável.
Então, costuma consumir quais destes tipos de leite?
Comentários estão fechados.