4 formas de conviver com uma pessoa tóxica sem que ela te afete
Quando não dá para se afastar, é melhor utilizar de estratégias para tornar a convivência mais suportável
Conviver com pessoas problemáticas não é nada fácil. Por isso, o ideal é sempre cortar qualquer vínculo com essas pessoas, especialmente quando elas não reconhecem seus erros e persistem nesse comportamento. No entanto, nem sempre é possível evitar esse contato, o que pode tornar o dia a dia mais cansativo. Felizmente, existem algumas dicas sobre como lidar com pessoas problemáticas que podem ajudar qualquer um.
Estabeleça limites
Apesar de não poder cortar o vínculo, é importante estabelecer limites claros na comunicação com essas pessoas problemáticas. Ou seja, se você deseja se afastar e manter uma relação puramente profissional, deixe isso bem claro.
Caso perceba que esses limites serão ultrapassados, não ceda. Saber dizer “não” é fundamental para sua saúde mental e paz de espírito, especialmente quando expresso de forma assertiva.
Leia mais: 7 hábitos cruciais para se ter um relacionamento duradouro!
Tenha um grupo de apoio
Na maioria das vezes, você não precisa lidar sozinho com pessoas problemáticas. Portanto, construir um grupo de pessoas que o apoiem e possam aconselhar nos momentos difíceis é fundamental.
Além de encontrar soluções para os conflitos, esse grupo pode ajudar a baixar a guarda e aliviar a tensão.
Não se exponha
No geral, pessoas problemáticas costumam usar nossas falhas ou momentos difíceis contra nós. Isso é ainda mais comum em relacionamentos problemáticos, nos quais um dos parceiros usa nossas fraquezas ou questões sensíveis para nos manipular.
Portanto, evite mostrar que não está se sentindo bem ou incomodado. No final das contas, alguns podem desistir pelo cansaço. Isso requer autocontrole, mas lembre-se que é necessário para economizar energia.
Leia mais: Quer ter uma vida mais feliz? Inspire-se na sabedoria de Sócrates.
Esqueça os problemas
Outra característica das pessoas problemáticas é que elas costumam ser muito negativas. Dependendo da situação, elas podem encher sua cabeça de tantos problemas que acabam desmotivando você, mesmo que a situação seja fácil de resolver.
É um tipo de abordagem desgastante, mas que pode ser completamente ignorada se você se concentrar nas soluções.
Comentários estão fechados.