5 sinais de que você está criando bem seu filho
Limites, paciência e respeito aos valores estão entre os sinais de que a educação da sua criança segue o caminho certo
Criar um filho ou filha é inegavelmente uma jornada cheia de desafios e aprendizados. Trata-se de um processo que não só guia a criança no futuro, mas também sedimenta os valores que ela pode adotar. Logo, a orientação que você oferece tem um impacto significativo na sobrevivência, bem-estar e aprendizado da criança. E embora não exista uma fórmula mágica para a criação perfeita, pois cada família é única, existem sinais de que você está criando bem seu filho que podem servir de mentoria.
Inicialmente, a forma como uma pessoa cria seu filho ou filha depende de diversos fatores. Por exemplo, as características individuais, bem como as condições em que se desenvolvem. Mas, embora o conceito de “criar bem” seja subjetivo, de fato, existem pontos que precisam ser bem alinhadinhos. Principalmente para que a criança, no futuro, alcance seus objetivos e tenha uma vida conforme suas expectativas. Sem falar nos valores que ela precisa absorver.
Então, de forma breve, vamos tratar dos sinais de que você está criando bem o seu filho. Ou, pelo menos, fazendo sua parte.
Leia mais: Os maiores arrependimentos das mulheres segundo Harvard
Você diz “não”? É um dos sinais de que você está criando bem o seu filho
Recentemente, um teste social viralizou ao mostrar uma adolescente “dando birra” porque a suposta mãe não a presenteou com o iPhone de última geração. Embora fosse apenas uma simulação, o teatro atingiu seu objetivo: mostrou o resultado da falta de limites.
Por mais difícil que, às vezes, possa ser, dizer “não” faz bem. Primeiro, para ensinar limites, pois não conseguimos tudo o que queremos na vida. Ademais, as pessoas passam a valorizar mais aquilo que têm.
A criança sabe esperar
Assim como a criança precisa ter limites, deve entender que nem todas as coisas são como e na hora que quer. Além disso, muitas vezes haverá negação por parte dos pais, mães e responsáveis. Isso faz parte da vida e ainda ajuda a ter mais gratidão.
Saber lidar com a frustração é um dos sinais de que você está criando bem seu filho
Se a criança brinca com algo ou tenta montar um quebra-cabeça e não consegue, o normal é seguir tentando, né? Portanto, se ela não se frustrar e jogar tudo fora, é um bom sinal. Primeiro, de que sim, você a está educando bem. Em segundo lugar, a própria consciência da perseverança.
Mas, atenção: aquelas com condições neurodivergentes tendem a reagir de forma mais agressiva quando se chateiam. Então, muito cuidado ao analisar e lidar com as situações.
Leia mais: Casamento harmonioso: 7 diálogos essenciais antes de dizer o “Sim”
A criança respeita regras
Já pensou se todo mundo fizesse o que e como bem entendesse? O mundo seria um caos, né? Então, por mais que a gente não concorde com as regras, elas existem por uma razão. Logo, o filho ou filha devem conhecê-las desde cedo. E tudo começa em casa, por exemplo, ao respeitar o horário das refeições. Ou, que não se pode brincar em determinado espaço da casa.
Um dos sinais de que você está criando bem seu filho é o respeito aos valores
Por fim, é fundamental que a criança absorva e mantenha os valores familiares. Não só eles, como os mais básicos, como respeito, educação e empatia. São pontos que valem para a vida e jamais devem ser perdidos.
É importante notar que a criação também envolve a adaptação às necessidades individuais de cada criança. Segundo a Associação Americana de Psicologia, a personalização da abordagem educacional pode levar a resultados mais positivos no desenvolvimento da criança.
Gostou do conteúdo? Então, saiba mais sobre estilo de vida e comportamento aqui, no Mundo em Revista!
Comentários estão fechados.