10 formas infalíveis de reconhecer uma pessoa invejosa
A psicologia nos oferece desta vez dez chaves para identificar uma pessoa invejosa e alguns conselhos para não sucumbir a ela
A inveja é um sentimento altamente negativo e, disso, todo mundo sabe. Aliás, para os mais religiosos, inclusive é um dos sete pecados capitais. Apesar do peso que essa emoção carrega, ninguém está isento de senti-lo. Menos ainda, de ser vítima dele. O problema é que isso pode afetar as relações interpessoais. Por isso, é bem válido reconhecer uma pessoa invejosa perto de você e, sobretudo, se proteger disso. Ok, mas como fazer isso?
Segundo a psicologia, existem dez características particulares que nos ajudam a reconhecer uma pessoa invejosa convivendo conosco ou, ao menos, no mesmo ambiente. São elas que apresentamos agora e, também, alguns conselhos úteis para enfrentar a inveja.
Leia mais: Você é um ímã para relacionamentos tóxicos? Saiba identificar
10 chaves para reconhecer uma pessoa invejosa
Abaixo, estão características que a psicologia indica serem comuns a uma pessoa invejosa. Entretanto, vale lembrar que são apenas traços gerais, ou seja, nem todo mundo apresenta todos ou mesmo algumas deles. Assim, a avaliação individual deve considerar o contexto, a história pessoal e a complexidade de cada ser humano.
Desvalorização das conquistas alheias
Geralmente, as pessoas invejosas costumam menosprezar ou diminuir a importância dos sucessos dos outros. Isso ocorre porque não conseguem tolerar que outros recebam reconhecimento ou admiração. Só para ilustrar, chega ao ponto de lhes causar desconforto e insatisfação.
Uma das formas de reconhecer uma pessoa invejosa é a comparação constante
Além disso, pessoas invejosas se comparam constantemente com os outros, principalmente o quê têm, deixa de ter ou alcançaram. A questão é que esse hábito normalmente gera sentimentos de inferioridade e ressentimento
Busca por atenção e validação
Invejosos e invejosas também precisam constantemente da atenção e validação dos outros. Um sinal claro que sua autoestima depende da aprovação externa, pois não são capazes de se sentir bem consigo mesmos sem elogios ou reconhecimento.
Leia mais: Autoconfiança: a chave para superar desafios e alcançar um futuro brilhante
Atitude crítica e negativa
Outra característica comum é sempre ter uma atitude crítica e negativa em relação aos outros. Só para ilustrar, pessoas invejosas julgam constantemente as ações, decisões e posses alheias. Tal atitude se deve sobretudo pela necessidade de destacar seus defeitos ou erros.
Rumores e fofocas
Olha aí um padrão bem feio de quem é invejoso, hein? De modo geral, essa turma adora uma fofoca e espalhar fake news por aí. Esse comportamento se dá pelo gosto em simplesmente falar mal dos outros e em espalhar informações negativas. E pior, mesmo que não sejam verdadeiras!
A competitividade excessiva também ajuda a reconhecer uma pessoa invejosa
Por nunca ser satisfeita com a própria vida, a pessoa invejosa se vê em uma competição constante. Com isso, precisam ganhar a todo custo. De modo geral, não toleram perde e se sente ameaçada pelos sucessos dos outros
Alegria pelos fracassos alheios
Característica de pessoas invejosas que chega a ser cruel! Normalmente, elas experimentam uma estranha satisfação quando os outros falham ou cometem erros. Mais ainda, se sentem melhor consigo mesmas ao ver que os outros não estão indo bem.
Leia mais: Autoconfiança: a chave para superar desafios e alcançar um futuro brilhante
Dificuldade em se alegrar pelos outros
Quase um complemento da primeira característica, as pessoas invejosas têm dificuldade em se alegrar sinceramente pelas conquistas ou felicidade dos outros. Pelo contrário, sua alegria é substituída pela inveja e ressentimento.
Sentimento de superioridade e vitimização
Em alguns casos, invejosos mostram uma atitude de superioridade para compensar seus sentimentos de insegurança. Ao mesmo tempo, também podem se vitimizar, culpando os outros por suas próprias frustrações e fracassos
Posse e controle são formas de reconhecer uma pessoa invejosa
Por fim, quando estão em relacionamentos próximos, pessoas invejosas podem ser possessivas e controladoras. Em outras palavras, tentam dominar as ações e decisões de seu parceiro ou amigos por medo de perdê-los. Ou, por que não, de que sejam “melhores” do que eles?
Leia mais: 6 sinais sutis que podem indicar falta de caráter em uma pessoa
Dá para enfrentar a inveja?
Sim, e inclusive, isso é muito importante para seu bem-estar mental. Por isso, alguns conselhos da psicologia ajudam a contrariar a inveja que nos rodeia:
- Confie na sua intuição para reconhecer pessoas invejosas. Se algo não parece certo ou sente que alguém tem inveja de você, é provável que sua intuição esteja certa
- Evite compartilhar seus sucessos e conquistas. Isso poderia gerar mais sentimentos negativos e ressentimento
- Cerque-se de pessoas positivas e que te façam se sentir bem consigo mesmo. A companhia de pessoas invejosas só trará mais negatividade e desconforto
Antes de tudo, vale lembrar que, ao se encontrar em um relacionamento com uma pessoa invejosa, é importante estabelecer limites claros e proteger seu bem-estar emocional. Ou seja, não permitir que o sentimento te afete ou te faça sentir mal consigo mesmo.
E, como diria Rita Lee, “que Deus te proteja da inveja, da praga, da raiva e do veneno” alheios!
Comentários estão fechados.