Descubra as 15 marcas da Volkswagen e suas curiosidades

Conheça as marcas da Volkswagen: de carros populares a supercarros luxuosos

Quando a gente fala em Volkswagen, imediatamente vem à mente carros como Gol, Golf, Polo e por aí vai. Mas, sabia que as marcas da Volkswagen produzem muito mais modelos? Afinal, são 15 delas sob seu guarda-chuva e, aliás, de estilo tão diversos que podem até te surpreender!

De fato, a presença da Volkswagen é global, indo de carros a motos, desde modelos mais populares aos de luxo. No Brasil, algumas das marcas da Volkswagen até são bastante conhecidas. Ocorre que, talvez, você nem soubessem que pertenciam à montadora alemã.

Conheça as marcas da Volkswagen

Volkswagen é a marca que dá nome ao grupo e é também a líder. Com fundação em 1937, trata-se inegavelmente de uma das maiores fabricantes de automóveis do Brasil e do mundo.

O Fusca, talvez o modelo mais icônico da história, destaca-se entre seus sucessos. No Brasil, a Kombi e o Gol são carros que marcaram gerações. Mas, depois que os queridíssimos saíram de linha, atualmente, o Polo é o carro mais vendido da marca.

Porém, como veremos, esta é apenas uma das 15 marcas da Volkswagen. Veja quais são as demais.

Audi

Sinônimo de luxo, design e desempenho. Adquirida pela Volkswagen em 1964, a Audi nasceu da fusão de várias marcas alemãs, incluindo DKW, Horch e Wanderer. No Brasil, ganhou notoriedade graças a Ayrton Senna e hoje produz modelos como o Q3 e o Q3 Sportback.

Skoda

Embora não tenha veículos à venda no Brasil, esta é uma das marcas da Volkswagen mais atuantes na Europa. Em Portugal, por exemplo, é bastante popular.

De modo geral, oferece uma linha de veículos mais acessíveis e espaçosos. Desde sua incorporação ao grupo em 1991, a marca tcheca vem crescendo. Atualmente, a Skoda está no desenvolvimento do projeto 246, que inclusive dará origem ao Gol SUV no Brasil.

LEIA MAIS: Economize em 2024: conheça os carros mais baratos para manter no Brasil

Seat é uma das marcas da Volkswagen

A aposta da montadora para o mercado espanhol, além de ser uma alternativa esportiva e econômica. Após sua aquisição da Fiat em 1982, a Seat passou a integrar totalmente o grupo alemão em 1986. Apesar de já ter sido comercializada no Brasil, hoje a marca foca principalmente na Europa.

Cupra

A princípio, nasceu como uma divisão esportiva da Seat, mas desde 2018 é uma marca independente. Conhecida como a “Porsche da classe média”, a Cupra oferece modelos esportivos a preços mais acessíveis. Inclusive, em alguns casos, supera em vendas a própria Seat.

Bentley

Sim, esta é uma das marcas da Volkswagen e entrou para o grupo em 1998. Porém, não sem antes de uma complexa negociação com a BMW. A luxuosa marca britânica ganhou fama por seus veículos de altíssimo padrão e desempenho.

LEIA MAIS: vFilme existencialista na Netflix vai tocar seu coração e mente: não perca!

Lamborghini

Dona dos icônicos supercarros, a Lamborghini foi adquirida pela Volkswagen em 1998. Hoje, muitos dos componentes dos carros da Lamborghini são compartilhados com a Audi tendo, como resultado, uma sinergia tecnológica.

Ducati é a marca estreante da Volkswagen nas duas rodas

Sim, a Ducati representa a incursão da montadora alemã no mundo das motocicletas. Afinal, adquirida em 2012, é referência em motos de alta performance e pelo seu legado nas corridas.

 

Porsche

Aliás, a marca têm uma história entrelaçada com a Volks desde a criação do Fusca. Então, em 2009, a Porsche foi oficialmente integrada ao grupo Volkswagen, consolidando essa parceria de longa data.

LEIA MAIS: Os 5 melhores perfumes de longa duração de O Boticário

Traton

De modo geral, é o grupo de marcas voltadas para veículos comerciais da Volkswagen. Inclui, por exemplo, aVolkswagen Caminhões e Ônibus, MAN, Scania, Navistar e Traton. Criado em 2013, o grupo é um dos líderes no mercado de caminhões e veículos comerciais.

Jetta, a marca mais jovem da Volkswagen

Criada em 2019 para o mercado chinês, vende versões de baixo custo de modelos tanto da Volkswagen quanto da Seat. Além disso, a marca aproveita a popularidade do nome Jetta na China.

Impacto global e presença das marcas da Volkswagen no Brasil

Não dá para negar que o grupo Volkswagen é um verdadeiro gigante automotivo. Afinal, suas marcas abrangem desde carros populares e acessíveis até supercarros luxuosos e motos de alta performance. Como já comentamos, os brasileiros já se renderam a modelos como Fusca, Gol, Parati, Kombi o Polo, além de marcas como Audi. E, futuramente, a Skoda, com o projeto do Gol SUV.

Mas, o que faz com que tanta gente opte pelos carros do grupo Volkswagen? Primeiramente, a inovação tecnológica, uma vez que a montadora é pioneira em várias tecnologias automotivas.

Além disso, com tantas marcas da Volkswagen, a pessoa usuária tem opções para todos os gostos e necessidades. Por fim, conta sempre com alto padrão de fabricação e durabilidade.

Comentários estão fechados.