Os 10 cursos de faculdade menos recomendados pelos graduados
Os cursos de humanas se destacaram entre as graduações com maiores taxas de arrependimento
Durante a vida, as pessoas precisam tomar decisões difíceis. Entre elas, a escolha da faculdade é uma das mais complicadas. Afinal, essa decisão pode influenciar o resto da vida adulta, especialmente no âmbito profissional. Para evitar arrependimentos, é importante descartar alguns cursos logo de cara em 2024.
Por que tantas pessoas se arrependem?
Existem diversos motivos pelos quais as pessoas se arrependem de sua escolha de faculdade. Isso inclui falta de satisfação pessoal, falta de identificação com a profissão escolhida, baixas chances de emprego e muito mais. De acordo com uma pesquisa realizada pelo ZipRecruiter com mais de 1.500 graduados que se candidataram a vagas de emprego, os cursos de humanas são os que apresentam o maior índice de arrependimento, ocupando pelo menos 7 posições do ranking dos 10 piores cursos nesse aspecto. Por outro lado, o estudo também revela que as engenharias têm um alto índice de satisfação, o que surpreendeu muitas pessoas. Isso se deve, segundo o estudo, às boas perspectivas de carreira e aos altos salários iniciais. Veja abaixo:
Cursos com maior índice de arrependimento:
- Jornalismo: 87%
- Sociologia: 72%
- Artes: 72%
- Comunicação: 68%
- Educação: 61%
- Marketing: 60%
- Assistência Médica: 58%
- Ciências Políticas: 56%
- Biologia: 52%
- Letras: 52%
Cursos com maior índice de satisfação:
- Ciência da computação: 72%
- Criminologia: 72%
- Engenharia: 71%
- Enfermagem: 69%
- Saúde: 67%
- Administração de Empresas: 66%
- Finanças: 66%
- Psicologia: 65%
- Construção: 65%
- Recursos Humanos: 58%
Leia mais: Você conhece? 10 expressões do português que não se usa mais
Como escolher a faculdade certa?
Não há garantias de que uma pessoa não se arrependerá da escolha do curso. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a fazer uma escolha lógica, que traga satisfação e alegria profissional. No fim, é importante encontrar um equilíbrio entre as oportunidades oferecidas pela área escolhida e o que cada estudante busca.
Nesse sentido, o autoconhecimento é fundamental. Reconhecer suas vontades, limitações e preferências pode ajudar a escolher a faculdade certa. Também é importante definir com clareza quais são suas expectativas em relação ao curso.
Se você procura por salários mais altos, pesquise sobre as profissões que oferecem as melhores remunerações. Além disso, avaliar as disciplinas e a qualidade do curso pode contribuir para uma experiência universitária mais satisfatória.
Comentários estão fechados.