Descubra Mineiros Goiás: o paraíso das cachoeiras no coração do Brasil

Paraíso do ecoturismo com mais de 100 cachoeiras, parques nacionais e rica cultura quilombola

As férias de julho começaram e, claro, vem aquela vontade de viajar. Como o câmbio não ajuda, o negócio é mesmo investir no turismo local. E nisso, o Brasil não deixa nada a desejar! Mas, se quer um destino que reúne ecoturismo, belezas naturais e herança cultural, sugerimos Mineiros, em Goiás!

Situada no sudoeste do estado, a cidade é a escolha certeira para amantes da natureza e aventureiros de plantão. Com mais de 100 cachoeiras catalogadas, esse tesouro escondido do Centro-Oeste brasileiro oferece uma experiência!

Então, pronto para conhecer e já agendar sua viagem?

Cachoeiras deslumbrantes e piscinas naturais? Mineiros, em Goiás, tem!

Sabe qual a temperatura média em Mineiros? Em torno dos 29ºC! Nada mal para um mergulho nas águas cristalinas da Cachoeira da Pinguela, né? Para chegar lá, você faz uma trilha de 20 minutos, mas de fácil acesso, dando a oportunidade de ver de perto as belezas do Cerrado.

Ou, ainda, se refrescar enquanto contempla a majestosa Cachoeira Dois Saltos. Esta última já fica na divisa com Santa Rita do Araguaia e impressiona com suas duas quedas d’água. Só para ilustrar, totalizam 76 metros de altura!

A primeira queda tem cerca de 25 metros, seguida por uma ainda mais imponente de 51 metros. Além de ser um espetáculo visual, o local é perfeito para banhos, contemplação e rapel ou cascading.

Foto:(cachoeirasecascatas.blogspot.com)

LEIA MAIS: Transforme sua vida: 5 leituras obrigatórias para quem busca realização pessoal

Mas, se você quer uma experiência mais tranquila, o Poço Bonito na região do Pinga-Fogo oferece uma piscina natural de águas cristalinas. Com aproximadamente 30 metros de diâmetro, é abastecido por um rio subterrâneo nascido na Serra Dourada.

O poço fica a cerca de 30 km de Mineiros e, se você ainda não se convenceu, dê uma olhada nas avaliações do lugar no Google!

Por fim, não podemos deixar de mencionar a Cachoeira do Rio Verde e o Vale das Piscinas Encantadas, atrações que fazem jus à reputação de Mineiros como um verdadeiro paraíso aquático.

Foto: (guiaturisticodegoias.com.br)

Formações rochosas e cavernas surpreendentes

No entanto, a natureza em Mineiros não se limita apenas às águas. O Morro do Navio, formação rochosa de arenito que se assemelha à proa de um navio, desafia os visitantes com seus 80 metros de altura. A trilha de 30 minutos que leva ao topo começa na rodovia BR-153 e recompensa os aventureiros com vistas panorâmicas deslumbrantes.

Já para os espeleólogos de plantão ou simplesmente curiosos, a Casa de Pedra da Boa Vista e a Caverna do 71 oferecem experiências únicas de exploração subterrânea. Só para ilustrar, as duas revelam toda a história geológica da região esculpida ao longo de milhões de anos.

Mineiros, em Goiás, tem o fenômeno da bioluminescência

Como deu para ver, a cidade é abençoada pela abundância de recursos hídricos. Isso se dá principalmente por ser cortada por rios importantes como o Formiguinha, Diamantino e Matrinchã. E tem mais! A cidade é simplesmente o berço do Rio Araguaia, que nasce na Serra do Caiapó.

Porém, não dá para falar de diversidade sem mencionar Parque Nacional das Emas. Patrimônio do Iphan, entre outubro e novembro, a reserva abriga o fenômeno da bioluminescência. Trata-se da capacidade que as larvas de vagalumes têm de emitirem luz ao saírem dos cupinzeiros. E ó, você só vê isso em Mineiros, Goiás, hein?

Foto:(Wikimédia.org)

LEIA MAIS: Viagens Inesquecíveis: os 6 destinos mais hospitaleiros do planeta

Cultura e história vivas

Mas, Mineiros não é apenas sobre belezas naturais. A cidade também é um portal para a história e cultura do Brasil Central, sobretudo as tradições quilombolas. Ali, vive a Comunidade do Cedro, reconhecida pela Fundação Cultural dos Palmares.

Além das práticas culturais e rituais religiosos, a comunidade também é responsável pelo Centro de Plantas Medicinais do Cedro, cuja produção de medicamentos se dá pelo conhecimento tradicional e de plantas medicinais do Cerrado.

Sem falar na cultura e nas tradições que se mostram, por exemplo, nas festividades que atraem visitantes de todo o país.

Bem-estar e contemplação

As potencialidades de Mineiros, em Goiás, não terminam por aqui! Pelo contrário, quem busca o bem-estar pode se dirigir à região dos Três Pilões. Por lá, usufruir da experiência terapêutica com suas águas sulfurosas e barro medicinal. Ah, e lembra da área do Pinga Fogo e do Poço Bonito? Pois é, ali há mirantes estratégicos para contemplação e fotografia.

Então, seja você um amante da natureza, um entusiasta da cultura ou simplesmente alguém em busca de paz e renovação, Mineiros tem algo especial a oferecer. Venha descobrir por que a cidade é um dos segredos mais bem guardados do turismo em Goiás!

Comentários estão fechados.