Como enfrentar e superar a traição em relacionamentos?

Enfrentando uma traição? Saiba como lidar com a infidelidade, superar a dor e tomar decisões sábias para seu bem-estar emocional

Quem é que não se chocou (e se revoltou) com a recente revelação da traição que a cantora Iza sofreu do namorado? Pois é, de fato, a traição em relacionamentos é uma das causas que mais leva à separação dos casais. Só para ilustrar, pesquisas relacionadas pelo Journal of Family Psychology aponta a infidelidade entre as 12 maiores razões para o divórcio. Mas, e quem passa por isso? Como agir? Não se trata de uma situação propriamente fácil, por isso, a psicologia mostra como enfrentar uma pessoa que te traiu sem se magoar (ou perder a razão).

Antes de tudo, por que as pessoas traem? A princípio, existem diferentes motivos para a traição. Como uma matéria do Portal Terra explica, isso varia desde a baixa autoestima até o medo de se envolver. Mas também há questões financeiras, pressão no trabalho ou até eventos traumáticos.

Daí, tudo começa com um amigo ou amiga próxima, aquela pessoa com a qual se passa muito tempo junto. Dessa afinidade, surge uma química ou atração emocional ou física que se manifesta em olhares e atenções. E mesmo a busca do outro através de contatos que parecem involuntários. Como resultado, bum! Vem a bomba da traição. E aí, como lidar com isso?

Leia mais: Você é uma pessoa segura? 6 frases para estabelecer seus limites

Como enfrentar uma traição em relacionamentos?

A psicologia sugere que todo mundo deve expressar seus sentimentos e sobretudo os motivos que levaram à situação de infidelidade. No entanto, não se trata de tentar encontrar uma solução juntos.

Pelo contrário, o mais importante é coordenar os interesses de cada um e esclarecer seus sentimentos. A partir daí, definir o tipo de relação e vínculo que desejam ter.

Relações íntimas por vingança

Ainda que muita gente recorra a relações íntimas por vingança, essa nem sempre é a melhor solução quando se trata de traição em relacionamentos. Portanto, é importante ser honesto e tomar decisões que não leve a uma armadilha emocional. Em suma, pense com cuidado antes de agir.

Tome uma decisão

Sem dúvida, diante de uma traição, ambas as partes precisam tomar uma decisão. Esta, entretanto, não precisa ser apressada. Sendo assim, tire um tempo para pensar se realmente quer reconstruir o relacionamento ou terminar de vez.

Leia mais: Aumente sua autoestima com dicas personalizadas do seu signo

Como superar a dor da traição?

Embora sejam conselhos curtinhos, a psicologia inegavelmente dá muitas pistas e mesmo orientações sobre como lidar problemas nos relacionamentos amorosos. Não seria diferente sobre como agir diante de uma infidelidade. E mais ainda, a forma de lidar com o processo.

Superar a dor da traição em relacionamentos é um processo desafiador, mas possível com tempo, paciência e autocuidado. Aqui estão algumas dicas com base em conselhos de especialistas:

  • Entenda o processo de luto: após a descoberta da traição, é normal passar por um processo de luto. Este é o momento de permitir-se sentir a dor e o choque.
  • Não se defina pela traição: lembre-se de que a traição é um reflexo do comportamento da outra pessoa, não de quem você é. Você é muito mais do que essa experiência dolorosa.
  • Avalie a relação: depois de passar pelo período inicial de dor e choque, avalie se deseja continuar com a relação. Esta decisão deve ser tomada com calma e consideração.
  • Procure ajuda profissional: a terapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a lidar com os sentimentos e a superar esse período desafiador. Mas, não só ela! Aceite ajuda de amigos, familiares ou grupos de apoio, pois como pessoas próximas, podem fornecer conforto e perspectiva.
  • Reconstrução: se decidir continuar a relação, é importante estabelecer novas regras e expectativas. Essa reconstrução da confiança leva tempo.
  • Perdão: trata-se sobretudo de um processo pessoal e não significa necessariamente reconciliação. Perdoar pode ser visto como uma forma de se libertar da mágoa.

Lembre-se, cada pessoa é única e pode lidar com a traição de maneiras diferentes. O mais importante é cuidar de si durante esse tempo difícil.

Comentários estão fechados.