Não são iguais: qual é a diferença entre café instantâneo e café moído?
Se você pensava que se tratava do mesmo produto, saiba que não é assim. Descubra aqui as diferenças entre eles!
Café moído, café instantâneo, café em grãos, café torrado, café tostado… a variedade de cafés é tanta que fica até difícil escolher quando vamos ao supermercado, né? Diante disso, surge a dúvida: qual a diferença entre cada um? E, principalmente, qual deles é o melhor?
No entanto, o maior questionamento surge entre o café instantâneo e o café moído. Embora pareçam ser a mesma coisa, não são. Então, o que é que diferencia um do outro? É fundamental entender isso para não cometer erros que, inclusive, podem comprometer seu cafezinho sagrado de cada dia!
Leia mais: Segredos para encontrar o melhor café no supermercado
Café instantâneo e café moído: qual a diferença?
Segundo especialistas em café, a principal diferença entre o café instantâneo e o café moído está no método de preparação. E, consequentemente, nas características que isso implica. Vamos lá!
A princípio, para preparar o café instantâneo, dissolvemos grânulos de café pré-elaborados em água quente. É como o próprio nome já diz, a bebida fica pronta quase que instantaneamente. Por isso, é a melhor opção para quem tem pressa. Mas, tem seu preço, pois o sabor e aroma são menos intensos do que os do café moído.
Por outro lado, o café moído requer um processo de preparação mais extenso. Primeiro, é preciso moer os grãos de café (tem quem faça isso em casa), adicioná-los à água quente e filtrar a infusão.
Esse passo-a-passo oferece maior controle sobre o processo e permite obter diferentes sabores e texturas. Ademais, por conservar os óleos naturais do grão, resulta em sabor e aroma mais ricos e variados, conforme o tipo de grão e a técnica de preparação.
Além disso, o instantâneo tem menos cafeína do que o moído, já que parte do seu composto se perde durante o processamento. No caso do café moído, a quantidade de cafeína vai variar de acordo com o tipo de grão e a preparação.
Leia mais: Posso tomar café armazenado na garrafa depois de um dia?
E o preço?
Levando em conta essas diferenças, também varia o preço no mercado. O moído, por ter um processo de produção menos custoso, é mais econômico, enquanto o instantâneo é mais caro, especialmente os cafés especiais de alta qualidade.
Agora, para quem se pergunta: qual é melhor para a saúde? Devemos destacar que alguns estudos sugerem que o café instantâneo pode conter mais acrilamida, um composto potencialmente nocivo, do que o café moído. Além disso, este último tem mais potássio que o outro.
E aí, como você prefere: café moído ou instantâneo?
Comentários estão fechados.