Ondas do mar congeladas? Imagem da Argentina te surpreenderá!

Imagens de ondas congeladas em Tierra del Fuego, Argentina, mostram um fenômeno raro onde gotículas de água congelam ao entrar em contato com o ar extremamente frio.

Todo mundo já imaginou as ondas do mar congelando e transformando a costa em uma paisagem de cristal, mas será que isso realmente acontece? Recentemente, imagens surpreendentes da província de Tierra del Fuego, na Argentina, mostraram o que pareciam ser ondas do mar congeladas, levantando questionamentos sobre a possibilidade dos oceanos se transformarem em gelo.

Leia mais: De onde vem o som que ouvimos em uma concha? Nem imagina!

Ondas podem congelar?

Em julho de 2024, essas cenas capturaram a atenção global, mas, segundo Jorge Rabassa, PhD em Geologia e membro de diversas academias científicas, a realidade é um pouco diferente do que as fotos sugerem. As ondas não se transformam em gelo maciço, mas um fenômeno interessante ocorre quando as temperaturas caem drasticamente.

Ondas do mar congeladas.
Ondas do mar congeladas. Fonte: redes sociais.

Rabassa explica que as ondas, ao atingirem a costa, projetam gotículas de água que, ao entrarem em contato com o ar extremamente frio, que pode variar entre -10°C e -20°C, congelam-se rapidamente.

Essas gotículas congelam ao atingir a superfície, formando camadas de gelo que se acumulam conforme a direção do vento. Este processo cria uma ilusão de ondas congeladas, mas na verdade, são apenas camadas finas de gelo formadas pelo congelamento das gotículas de água.

Além da Argentina, fenômenos similares ocorrem em outros locais com condições climáticas severas, como as Cataratas do Niágara, entre o Canadá e os Estados Unidos. Durante os meses de inverno, a combinação de respingos de água e ar frio pode transformar essas cataratas em impressionantes paredes de gelo, embora a água continue fluindo por trás delas.

No entanto, no restante da América do Sul, mesmo nas condições mais frias, o mar não congela. As exceções são locais como a Antártida, onde o gelo pode formar camadas de vários metros de espessura durante o inverno.

O Serviço Nacional de Oceanos dos Estados Unidos adiciona que a água do mar congela a aproximadamente – 2 °C, uma temperatura mais baixa que a água doce, devido ao conteúdo salino. Porém, para que grandes extensões do oceano congelem, é necessário um longo período de temperaturas extremamente baixas e ausência de ondas fortes.

Comentários estão fechados.