Este é o traço sutil presente nos que têm tendência à traição

A "emofilia" é uma característica psicológica que indica a facilidade de se apaixonar.

Você sabia que a maneira como as pessoas se apaixonam pode revelar muito sobre suas tendências em relacionamentos? Os nossos sentimentos podem influenciar os nossos comportamentos. E, há algumas características pessoais que podem parecer algo bom à primeira vista, porém, podem esconder tendências não tão boas assim. E é sobre isso que falaremos a seguir. E se você soubesse que há uma característica específica em algumas pessoas que pode revelar uma tendência maior a ser infiel? Isso mesmo, um estudo norueguês recente explorou a “emofilia”, uma característica psicológica que indica a facilidade e frequência com que alguém se apaixona.

Mas, por que essa emofilia pode gerar uma maior propensão à traição? E, o fato de alguém ter maior facilidade para se apaixonar necessariamente indicaria que ela teria maior propensão a trair? Bem, confira logo abaixo!

Leia mais: 7 hábitos matinais para começar o dia com sucesso

Relação entre emofilia e infidelidade

Publicado na revista Frontiers in Psychology, o estudo utilizou a Escala de Promiscuidade Emocional para analisar essa propensão em uma população escandinava, e os resultados são bastante reveladores.

A pesquisa contou com a participação de 2.607 indivíduos, a maioria mulheres, que responderam a um questionário online. Os participantes relataram sobre suas experiências amorosas e episódios de infidelidade, além de completarem avaliações de traços de personalidade. O estudo descobriu que aqueles com alto nível de emofilia geralmente têm mais relacionamentos amorosos e uma maior incidência de infidelidade.

A emofilia não mostrou diferenças significativas entre gêneros, mas variou entre diferentes faixas etárias. Assim, pessoas com essa característica muitas vezes encontram-se envolvidas em múltiplas relações românticas ao longo da vida e são mais propensas a serem infiéis.

Dessa forma, este conceito nos desafia a refletir: será que a facilidade em se apaixonar poderia ser uma faca de dois gumes? Por um lado, permite que alguém experimente frequentemente a emoção de um novo amor, mas por outro, pode levar a uma maior instabilidade nos relacionamentos.

O estudo também investigou como a emofilia se relaciona com outros traços de personalidade, como neuroticismo, maquiavelismo e narcisismo, encontrando correlações fracas. Isso reforça a ideia de que a emofilia é uma característica psicológica distinta, independente de outros traços de personalidade.

Por fim, os autores do estudo destacam que, embora a pesquisa revele conexões interessantes entre emofilia, número de relacionamentos e infidelidade, o design transversal não permite concluir definitivamente sobre a direcionalidade dessas relações. Isso abre caminho para mais investigações sobre como essas dinâmicas afetam os relacionamentos amorosos e confirmação acerca dos resultados do estudo.

Comentários estão fechados.