As 20 siglas mais comuns no mundo corporativo: um guia para profissionais

Domine as siglas mais usadas no mundo corporativo e aumente sua eficiência profissional

Quantas vezes você já se deparou com um ETA ou KPI no e-mail? Ou até vagas de emprego? Daí, ficou em dúvida sobre o que se tratava? Pois é, são siglas e acrônimos que, no mundo corporativo, são cada vez mais comuns. E, embora alguns sejam bem familiares, outros ainda não são tão conhecidos. Então, para você não passar vergonha, trouxemos algumas das siglas mais comuns no mundo corporativo e o que cada uma significa.

De fato, mesmo que as abreviações simplifiquem conversas, podem confundir profissionais, dos novatos aos mais experientes. Pior, quem está de fora do contexto profissional, como clientes. Daí, em vez de ajudar, acabam criando barreiras na comunicação.

Por isso, a Forbes reuniu aquelas mais usadas, ao menos nos últimos meses. Vem ver quais são.

 20 siglas mais comuns no mundo corporativo

  • ETA – Estimated Time of Arrival (Hora Estimada de Chegada): emprestado do turismo, quando indica o horário que um voo vai chegar ao destino. No caso das empresas, aplica-se na informação de metas e prazos de entrega.
  • NSFW – Not Safe for Work (Não Seguro para o Trabalho): sabe o “gemidão do Zap”? Pois é, poderia se enquadrar aqui! Brincadeiras à parte, a sigla é um aviso de que o conteúdo da mensagem não é adequado para ser visualizado em locais públicos ou no trabalho.
  • DEI – Diversity, Equity and Inclusion (Diversidade, Equidade e Inclusão).
  • OTP – On the Phone (No Telefone): indica que a pessoa está falando ao telefone e, normalmente, aparece no chat ou mensagens ou chat.
  • KPI – Key Performance Indicator (Indicador-Chave de Desempenho): essa é bem usada para gestão de marketing e projetos. A princípio, é o nome que se dá para medir os resultados de um projeto, colaborador, departamento ou mesmo a empresa.
  • SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca): conceito chave do marketing digital, consiste nas estratégias e práticas que se aplica a um site ou conteúdo para garantir que se posicione bem nos motores de busca, por exemplo, o Google.
  • ROI – Return on Investment (Retorno sobre Investimento): anda juntinho com o KPI, pois a métrica avalia tanto a rentabilidade quanto a eficiência do investimento
  • CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente): velha conhecida do marketing e customer service, se refere ao software, sistema ou estratégia aplicado no tratamento do cliente. Isso se usa para analisar e gerenciar dados e interações de tal forma a aprimorar a relação com quem compra.

LEIA MAIS: 6 lições de vida de Albert Einstein que você precisa conhecer

Mais siglas usadas no mundo corporativo

  • DM – Direct Message (Mensagem Direta)
  • RFP – Request for Proposal (Solicitação de Proposta): geralmente, quem usa essa sigla são consultores, prestadores de serviços ou mesmo fornecedores quando, como o próprio nome já diz, pedem a proposta de algum serviço ou produto.
  • AFK – Away from Keyboard (Longe do Teclado): ajuda bastante no contexto do trabalho remoto, evitando o “vácuo”. Em suma, avisa quando a pessoa do outro lado não está ali, à frente do computador. Logo, não pode responder mensagens, participar de qualquer atividade ou estar ausente por alguns minutos.
  • AWOL – Absent without Leave (Ausente sem Licença): quando o cliente ou funcionário “dá o perdido”, se aplica aqui. Afinal, a sigla indica quando uma pessoa se ausenta do compromisso ou situação sem qualquer aviso ou explicação.
  • VPN – Virtual Private Network (Rede Privada Virtual): bom para quem precisa acessar sites internacionais, sobretudo equipes remotas. Além de ultrapassar barreiras e limites geográficos, garante a privacidade e segurança da conexão graças à tecnologia criptografada.
  • CEO – Chief Executive Officer (Diretor Executivo)
  • COO – Chief Operating Officer (Diretor de Operações)
  • NDA – Non-Disclosure Agreement (Acordo de Confidencialidade)
  • PTO – Paid Time Off (Folga Remunerada)
  • TBD – To Be Decided (A Ser Decidido)
  • WFH – Working from Home (Trabalhando de Casa)
  • ICYMI – In Case You Missed It (Caso Você Tenha Perdido): excelente para aquela fila de e-mails trocando vários assuntos, resgata qualquer informação, atualização ou notícias que, porventura, alguém tenha perdido.

LEIA MAIS: Conheça a língua que possui apenas um falante sobrevivente no mundo

O que importa é a comunicação

Por que é tão importante conhecer todas estas siglas mais comuns no mundo corporativo? Para que a sua comunicação seja eficaz! Sabe para quem isso é mais importante? Quem vai te ouvir ou seja, o público-alvo. Afinal, se você usa jargões que só você entende, possivelmente a outra pessoa não vai compreender. O resultado? Perda de clientes, fornecedores ou qualquer stakeholder.

Por isso, clareza é fundamental. Sendo assim, adeque a linguagem da pessoa à sua frente, pois conhecimento não se mostra com termos técnicos, mas exatamente fazendo com que a informação seja compreensível.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.