Por que Londres é considerada a melhor cidade do mundo?
Saiba como a capital inglesa se destaca em educação, cultura e transporte público
Paris pode até estar nos holofotes do mundo com os Jogos Olímpicos de 2024. Mas, foi outra cidade europeia que levou o título de melhor cidade do mundo para viver, trabalhar e turistar. Londres, com todo o seu ar cosmopolita, ficou no topo do ranking da Resonance, empresa de consultoria global. A lista reuniu as 100 áreas urbanas que mais se destacam nestes critérios.
Segundo o relatório, mesmo após os bloqueios devido à pandemia da Covid-19 e os consequentes impactos econômicos, a cidade resiste ali, firme. E tem mais: nem o Brexit, nem a guerra na Europa, tiraram a cidade do discurso global.
Vem saber mais sobre a metodologia da pesquisa e os critérios que elegeram Londres como campeã.
Por que Londres é a melhor cidade do mundo para viver
A princípio, a Resonance estudou mais de 400 cidades no mundo com mais de 1 milhão de habitantes. Neste sentido, a empresa as avaliou conforme três categorias principais:
- Habitabilidade
- Amabilidade
- Prosperidade
LEIA MAIS: Não é Brasil: qual o país mais barato da América do Sul em 2024?
Em cada área, havia ainda diferentes subcategorias referentes à capacidade da cidade de atrair talentos, visitantes e empresas. E onde a capital inglesa levou a melhor?
Londres se destacou principalmente nas subcategorias de escolaridade e cultura. Ademais, liderou nas categorias de habitabilidade e amabilidade. Só para ilustrar, Londres teve o terceiro maior gasto turístico do mundo – cerca de US$ 16 bilhões, o equivalente a R$ 90 bilhões. Assim, ficou atrás apenas de Dubai e Doha.
Eficiência do transporte público
Mas, sabe qual foi um dos pontos notáveis que colocaram Londres como a melhor cidade do mundo para viver? A melhoria do transporte público na capital britânica. Inicialmente, isso resultou das novas estações de metrô adicionadas à rede do The Tube.
No entanto, Londres ainda enfrenta desafios, como um déficit de 17% nas vagas a serem preenchidas no distrito bancário da cidade. Mas, convenhamos, nada que tire o seu brilho, né?
LEIA MAIS: Hino a Nikkal: Ouça a música mais antiga da humanidade!
Outras cidades que se destacaram entre as melhores para viver
Ainda segundo a pesquisa, Nova York liderou o ranking das melhores cidades nas Américas. Porém, a Big Apple também ficou em terceiro lugar globalmente. Já a sede das Olimpíadas de 2024 ficou em segundo lugar geral no estudo, além de ser a cidade mais visitada em todo o mundo.
O TOP 5 é completado por Tóquio e Singapura, ocupando o quarto e quinto lugar, respectivamente.
Confira o estudo completo no site oficial da Resonance.
Comentários estão fechados.