Prova de Vida do INSS: o que é e como fazer em 2024?
Guia completo com passo a passo, prazos e novidades para garantir seu benefício sem complicações
Você é aposentado e pensionista? Então, fique atento, pois logo deve fazer a Prova de Vida do INSS. O procedimento é obrigatório para garantir a continuidade do pagamento. Sabe do que se trata e como proceder? A seguir, trouxemos um guia prático para tirar todas estas dúvidas.
O que é a Prova de Vida do INSS?
Em linhas gerais, a Prova de Vida é uma medida adotada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para confirmar se as pessoas beneficiárias, sejam aposentadas ou pensionistas, continua elegíveis para receber o auxílio. Isso tem o objetivo principal de evitar fraudes no sistema, por exemplo, alguém receber em nome de quem já morreu.
Além disso, visa garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente. Por isso, o Governo Federal realiza essa Prova de Vida periodicamente.
LEIA MAIS: 5 ferramentas de IA para compor músicas ambientes impressionantes
Quem precisa fazer a Prova de Vida?
Todo mundo que recebe auxílios permanentes do INSS, seja por meio de pensão ou aposentadoria, precisa fazer a Prova de Vida. O procedimento é anual e, caso a pessoa não faça, corre o risco de ter o benefício cortado.
Por outro lado, há quem esteja isento dessa comprovação. De modo geral, é quem recebe benefício de curta duração, o que abrange:
– Seguro-defeso
– Salário-maternidade
– Incapacidade temporária com menos de um ano de duração
– Demais benefícios com prazo limitado
Ademais, quem passou a ter direito a algum auxílio, mesmo pensão ou aposentadoria, a menos de um ano não precisa fazer a Prova de Vida do INSS em 2024. Neste caso, deve fazê-lo somente no ano seguinte.
Onde fazer?
Até 2023, aposentados, aposentadas e pensionistas tinham que comparecer a alguma agência do INSS para fazer a Prova de Vida. Ou seja, isso era feito de forma presencial. No entanto, desde o ano passado, o instituto implantou algumas modificações para facilitar o processo.
Não que a pessoa não possa ir presencialmente, mas é que, agora, há duas formas de mostrar que continua viva e apta a receber o benefício:
- Prova de Vida presencial: a pessoa vai ao balcão de atendimento ou terminais de autoatendimento do banco pagador (caixa eletrônico).
- Prova de Vida Digital: feita por meio do aplicativo gov.br, utilizando o reconhecimento facial
Neste último caso, basta seguir este passo a passo:
- Primeiro, acesse o aplicativo gov.br e faça o login.
- Em seguida, na tela inicial, vá até a seção “Serviços” e clique em “Prova de vida”.
- Já na tela “Histórico de Prova de Vida”, escolha a opção “Prova de vida pendente”.
- Clique em “autorizar”.
- Siga as instruções para realizar o reconhecimento facial.
- Finalmente, após o reconhecimento facial bem-sucedido, clique em “OK”.
Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida vai passar para “Autorizado”.
LEIA MAIS: Veneza limita grupos e faz nova proibição a turismo
Até quando a pessoa deve fazer a Prova de Vida do INSS?
Se antes, a própria pessoa tinha que a alguma agência para fazer a comprovação, agora, é o INSS que assume a responsabilidade por isso. Assim, notifica o beneficiário ou beneficiária para a atualização do status. Além disso, a prova de vida começa a partir da data da última atualização do benefício ou da última prova realizada.
Na prática, os beneficiários que regularmente passam pelo procedimento devem continuar a fazê-la normalmente. O INSS pode entrar em contato de várias maneiras:
- Telefone;
- E-mail;
- Por meio do aplicativo;
- Ou até mesmo presencialmente na residência do segurado.
Sendo assim, caso tenha direito a algum dos benefícios permanentes do INSS, tenha atenção às atualizações e notificações por parte do instituto. Porém, fica um alerta: apenas proceda com a atualização caso tenha certeza de que se trata de uma comunicação oficial. Do contrário, entre em contato com alguma agência para confirmações, hein?
Comentários estão fechados.