Não é Brasil: qual o país mais barato da América do Sul em 2024?

Saiba como o Paraguai se destaca em termos de custo de vida

Você já pensou em morar em outro país, mas se preocupa com os custos? Quem não pensa nisso, né? Mas, temos uma boa notícia para quem quer tentar a vida fora sem gastar tanto! Segundo relatório da Numbeo, o Paraguai se destaca como o país mais barato da América do Sul. Só para ilustrar, supera até Argentina e Brasil.

Entenda porque o vizinho se mostra tão atraente para quem busca uma vida mais barata. E, além dele, outros que também aparecem no estudo devido ao custo de vida mais baixo.

Leia mais: 10 franquias de baixo investimento para iniciar seu negócio

Por que o Paraguai é o país mais barato da América do Sul?

De acordo com o levantamento da Numbeo, a maior base de dados colaborativa sobre países e cidades do mundo, o Paraguai apresenta um índice de custo de vida impressionantemente baixo de 27,59. Para comparação, esse índice é calculado tendo Nova York como base 100. Isso significa que viver no Paraguai custa menos de um terço do que em Nova York!

Mas o que torna o Paraguai tão econômico? A resposta está em sua economia estável e, principalmente, no mercado imobiliário acessível. Veja só:

Comparação de custos: aluguel e moradia no Paraguai

Quando se trata de moradia, o Paraguai realmente brilha. Nas principais cidades, como Assunção e Cidade do Leste, você encontra apartamentos no centro por apenas 300 a 400 dólares mensais. E se optar por viver nas áreas periféricas, economiza ainda mais: os aluguéis podem cair até 40%, chegando a 180 a 240 dólares por mês.

Para pessoas solteiras ou casais sem filhos, os estúdios são uma opção ainda mais em conta. A princípio, os aluguéis neles variam entre 250 e 300 dólares mensais.

Gastos com alimentação: supermercados e restaurantes no país mais barato da América do Sul

Além da moradia acessível, o Paraguai também se destaca como país mais barato da América do Sul nos custos com alimentação. Uma família média, por exemplo, gasta entre 150 e 200 dólares por mês no supermercado. Além disso, as feiras permanentes, que funcionam com o apoio do governo, oferecem produtos frescos a preços ainda mais baixos.

Ah, e você gosta de comer fora? Então, prepare-se para se surpreender! Nos restaurantes mais sofisticados de Assunção, um jantar custa entre 12 e 25 dólares por pessoa. Já nos estabelecimentos mais modestos, você encontra pratos principais por apenas 3 a 10 dólares. De repente, dê até mais fome, né?

Leia mais: Afinal, o que é a João Gomes que está viralizando na internet?

Outros países econômicos na região

Embora o Paraguai lidere o ranking, outros países sul-americanos também oferecem um custo de vida atrativo. Logo atrás do Paraguai, vem a Argentina, com um índice de custo de vida de 27,80, e a Bolívia, com 28,27.

Expandindo um pouco mais, países como Peru e Colômbia apresentam preços até 70% menores que os de Nova York. No entanto, é sempre importante verificar a estabilidade econômica em qualquer um dos países, bem como índices de segurança. Afinal, preço não é tudo, né?

Na outra ponta: o país mais caro da América Latina

Por outro lado, sabem quem ocupa o posto no outro extremo da lista? O Uruguai! Com um índice de custo de vida de 55, ainda é mais barato que Nova York. Porém, é consideravelmente mais caro que seus vizinhos. Mas, não está sozinho: outros países com custos elevados incluem:

  • Costa Rica
  • Panamá
  • México
  • El Salvador
  • Chile

Mas, além das questões econômicas e de segurança, é importante lembrar de outro fator: a remuneração. Embora o custo de vida no país mais barato da América do Sul seja baixo, os salários também tendem a ser menores. Portanto, ao considerar uma mudança, leve em conta não apenas os gastos, mas também suas fontes de renda.

Também na América do Sul: saiba qual é o país que mais tem animais de estimação!

Comentários estão fechados.