Fez um Pix errado? Saiba o que fazer para resolver!
Além de se comunicar com o destinatário, você pode recorrer ao método de devolução se fez um Pix errado
Existe sensação mais desesperadora do que perceber que fez uma transferência errada pelo Pix? Além de não cumprir com o compromisso, ainda há o medo de nunca mais recuperar aquele dinheiro! Ainda mais quando se trata de uma quantia elevada! Porém, não há motivo para desespero! Saiba como agir quando realizar uma transferência equivocada pelo Pix.
O Pix é, indiscutivelmente, uma ferramenta inovadora que facilitou as transações financeiras no Brasil. No entanto, a facilidade de uso também pode resultar em erros ocasionais, como transferências equivocadas. Isso é válido tanto se você já realizou um Pix errado, quanto se recebeu um por engano.
Porém, trazemos soluções simples para ambos os casos. Confira a seguir!
Como proceder caso tenha realizado um Pix errado?
Antes de confirmar qualquer pagamento via Pix, é fundamental verificar cuidadosamente os dados do destinatário. Ao inserir os dados, o banco exibe informações como o nome do destinatário, o nome do banco e uma parte do CPF.
Dessa forma, certifique-se de que essas informações estejam 100% corretas antes de prosseguir com a transação. No entanto, caso tenha realizado o Pix equivocadamente, veja como agir.
LEIA MAIS: 4 dicas para organizar a sua vida de vez em 2024
Entre em contato com o destinatário
Primeiramente, a primeira medida a tomar é comunicar diretamente o erro. Portanto, entre em contato com a pessoa, explique a situação e solicite que ela devolva o valor.
Se o destinatário estiver disposto a colaborar, poderá utilizar a função de devolução do banco para retornar o dinheiro.
Utilize a função de devolução
No entanto, caso tenha feito um Pix errado, a maioria dos bancos oferece o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Dessa forma, o próprio destinatário pode utilizar essa função para devolver o dinheiro.
Essa opção é a forma mais simples e eficiente de resolver a situação.
Entre em contato com os bancos
Por outro lado, caso não seja possível entrar em contato com o destinatário ou se ele não estiver disposto a colaborar, entre em contato com seu banco e, também, com o banco do destinatário.
Ambos possuem procedimentos estabelecidos para resolver casos de Pix errados. Dessa forma, trabalharão em conjunto para recuperar o dinheiro enviado erroneamente.
Registre um Boletim de Ocorrência (BO)
Contudo, caso todas as tentativas anteriores falhem, é possível registrar um Boletim de Ocorrência (BO). Afinal, apropriação indébita é um crime, e um BO é particularmente útil nessas situações.
Como devolver o dinheiro caso tenha recebido um Pix errado?
No entanto, se você não realizou um Pix errado, mas recebeu um valor por engano, saiba que também é possível devolver o dinheiro. A maneira mais simples é, indiscutivelmente, realizar outra operação.
LEIA MAIS: 11 dicas para uma vida financeira e mental equilibrada. Confira!
Ao acessar o Pix recebido dentro do aplicativo, geralmente há a opção de “devolver”. A devolução pode ser feita tanto pela quantia total quanto parcial.
Para fazer isso, não é necessário ter a chave Pix (CPF, telefone ou e-mail) da pessoa que realizou a transferência errada. Basta reconhecer que o valor não deveria ter sido enviado e “devolver” o valor.
Além disso, também é possível contatar seu banco. Os clientes podem comunicar a instituição financeira, que tomará as medidas necessárias para a correção.
Viu só? Caso tenha feito um Pix errado, aja imediatamente para tentar resolver a situação. No entanto, é sempre importante conferir os dados antes da operação e, definitivamente, evitar esse tipo de transtorno.
Comentários estão fechados.