Este é o grande problema do país mais feliz do mundo

A imagem da Finlândia como o país mais feliz do mundo contrasta fortemente com as experiências de muitos expatriados.

Você já imaginou morar no país “mais feliz” do mundo e se sentir completamente infeliz? Parece absurdo, mas essa é a realidade de muitos expatriados na Finlândia, uma nação frequentemente encabeçando as listas de felicidade global. O que será que está por trás desses depoimentos?

Leia mais: Você é feliz? Estas 8 frases podem te dizer a resposta!

O complexo sentimento de felicidade

Felicidade é algo bem mais complexo do que parece, na verdade, ela é uma sensação subjetiva que varia de pessoa para pessoa. Costumamos considerá-la como um estado de bem-estar e contentamento emocional. Embora muitos associem a felicidade a momentos específicos de alegria, ela pode ser um sentimento duradouro dependente de diversos fatores.

Por exemplo, aspectos externos, como condições de vida, ambiente de trabalho e relações sociais, têm grande impacto nesse sentimento. Além disso, a estabilidade financeira, a segurança e o apoio social são elementos que podem contribuir significativamente para o bem-estar geral de um indivíduo.

Mas, não são só os fatores externos que têm influência. Na verdade, fatores como autoestima, resiliência e mentalidade positiva são componentes essenciais que também ajudam a cultivar uma sensação de felicidade. E é justamente por isso que investir em práticas como meditação e exercícios físicos podem fortalecer esses aspectos internos.

De qualquer forma, diversos estudos científicos têm dedicado esforços para compreender o complexo sentimento de felicidade. E, pesquisadores observam que a produção de neurotransmissores como serotonina e dopamina desempenha um papel vital no nosso bem-estar. Além disso, a genética também tem o seu papel.

Então, na verdade, por mais complexa que seja, a felicidade é um resultado da combinação de diversos fatores. Mas, será que o país mais feliz do mundo tem todos esses fatores reunidos?

Leia mais: 9 sinais de que você foi uma criança mimada e isso reflete em você hoje

A verdade sobre a felicidade da Finlândia

Ano após ano, pesquisas apontam a Finlândia como um dos lugares mais felizes do planeta, com uma população que parece viver em um estado quase utópico de bem-estar. Essa reputação é tão bem estabelecida que o país até promove viagens educativas para ensinar o segredo de sua felicidade. No entanto, para muitos que decidiram fazer da Finlândia sua casa, a experiência é drasticamente diferente.

Segundo o relatório anual Expat Insider da InterNations, que oferece conselhos globais para expatriados, a Finlândia despencou para a 53ª posição em aspectos cruciais como facilidade de estabelecimento e finanças pessoais. Para os estrangeiros, parece que a Finlândia oferece um ambiente frio, tanto meteorológica quanto socialmente, com um alto custo de vida que não corresponde à renda disponível.

Este ano, a Finlândia foi classificada como uma das piores nações para expatriados, ficando atrás apenas de países como Turquia e Kuwait. O declínio é tão acentuado que o site da InterNations destacou: “Em apenas um ano, a proporção de expatriados felizes na Finlândia caiu drasticamente”.

Riikka Pakarinen, CEO da Finnish Startup Community, expressou surpresa com a situação em um comentário para a mídia Helsingin Sanomat. Ela apela ao governo para reconhecer e abordar as falhas na integração dos estrangeiros, essenciais para o crescimento econômico do país, especialmente em um momento em que a Finlândia enfrenta uma escassez de talentos em vários setores.

Até mesmo o Partido Finlandês, conhecido por sua postura rígida contra a imigração, foi pressionado a moderar suas políticas e distinguir entre abusos individuais e a necessidade geral de trabalhadores qualificados que querem contribuir para a sociedade.

A vida na Finlândia, portanto, apresenta desafios que contradizem sua fachada feliz. Para os expatriados, a dificuldade de aprender o idioma local e formar laços sociais só amplia a sensação de isolamento. Esta pesquisa destaca um contraste gritante: enquanto alguns podem aprender sobre a felicidade finlandesa, outros vivem uma realidade onde a felicidade parece apenas um conceito distante.

Comentários estão fechados.