6 dicas secretas para lidar com o estresse no trabalho e alavancar sua carreira

Aprenda como manter a calma e controlar o estresse no trabalho com estas seis ferramentas secretas

O Dia do Trabalho é celebrado em maio, mas todos os dias são momentos para se preocupar com saúde mental na carreira. Afinal, trabalhadores de todo o mundo relatam, cada vez mais, a presença de ambientes tóxicos e questões emocionais. Por isso, é essencial conhecer dicas para lidar com o estresse no trabalho.

Além disso, é fundamental eliminar fatores tão prejudiciais, como a dificuldade de concentração e a insônia, que, aliás, atingem proporções epidêmicas.

De acordo com um artigo da Forbes, os profissionais estão cada vez mais preocupados com fatores fora de seu controle, como questões sociais e econômicas. Ademais, há inquietações com a recessão, mudanças climáticas, agitação racial e incertezas no futuro político.

Essas preocupações contribuem, involuntariamente, para o estresse no trabalho. Embora não possamos controlar tudo, podemos aplicar uma variedade de ferramentas para manter a calma e a serenidade quando o estresse surge. A seguir, apresentamos algumas que podem ajudar a fortalecer sua carreira.

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1. A ferramenta dos 90 segundos

Quando o estresse aparecer, observe o ponteiro dos segundos de um relógio. Ao fazer isso, você perceberá sua reação fisiológica. Em menos de 90 segundos, você começará a se sentir melhor.

Essa técnica é especialmente útil quando pensamentos negativos persistentes, como lembranças de algo que alguém fez há anos, vêm à tona. A regra dos 90 segundos ajuda a dissipar reações estressantes e a recuperar o controle emocional.

2. A Ferramenta 10-10-10 para lidar com o estresse no trabalho

Essa técnica auxilia a evitar reações impulsivas e a considerar as consequências de longo prazo das situações estressantes. Por isso, antes de reagir, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Como você se sentirá sobre essa reação em 10 minutos?
  • Como se sentirá em 10 meses? E em 10 anos?

Ao considerar o impacto a longo prazo, você dá espaço para o “cérebro pensante” superar as emoções imediatas. Consequentemente, reconhece que o estresse é temporário.

3. A Ferramenta 3-3-3

A princípio, essa técnica envolve três etapas simples:

  • 1º Ouça por um minuto, prestando atenção a três sons ao seu redor.
  • 2º Em seguida, observe por um minuto, identificando três objetos ao seu redor e notando seus detalhes.
  • 3º Por fim, toque por um minuto, percebendo a textura de três objetos diferentes.

Essas ações ajudam a ancorar você no presente e a reduzir a ansiedade.

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4. A Ferramenta para aceitar as emoções

Seja consciente das suas emoções negativas (Consciência), permita que elas existam em vez de reprimi-las (Permissão) e reconheça sua presença sem julgamentos (Reconhecimento). Por exemplo, diga a si mesmo: “Olá, frustração, vejo que você está presente hoje”. Essa prática simples relaxa sua reação emocional e lhe proporciona clareza para enfrentar desafios com mais tranquilidade.

5. A Respiração em 4 Tempos como forma de lidar com o estresse no trabalho

Essa prática, também conhecida como respiração quadrada, ajuda a acalmar rapidamente o sistema nervoso. Funciona assim:

  • Primeiro, inspire profundamente pelo nariz contando até quatro.
  • Depois, segure a respiração por quatro segundos.
  • Em seguida, expire lentamente por quatro segundos e mantenha os pulmões vazios por quatro segundos.

Tente repetir esse ciclo quatro vezes e, certamente, você reduzirá significativamente o estresse.

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6. A Ferramenta Razão 3-Para-1

Pesquisas mostram que são necessários três pensamentos positivos para neutralizar um negativo. Em outras palavras, para cada experiência estressante, busque conscientemente três positivas para contrabalançar.

Fortaleça seus talentos e sucessos passados relembrando o motivo pelo qual você está na sua carreira atual. Isso amplia sua visão de mundo e aumenta sua capacidade de encontrar soluções, em vez de se prender aos problemas.

Então, bora aplicar estas técnicas para, finalmente, lidar com o estresse no trabalho e ter uma rotina mais saudável?

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