2 frases que acalmam parceiro mais defensivo, segundo um psicólogo

Aprenda a acalmar seu parceiro defensivo e melhorar a comunicação no relacionamento

Manter um relacionamento saudável pode ser desafiador. Por isso, muita gente afirma que casar ou mesmo namorar não é para as pessoas mais fracas! O que é mais difícil quando um dos parceiros tende a ser defensivo ou reativo. Nesses casos, aquele que é mais “calminho” pode tentar aliviar a situação sem se tornar o cuidador do outro. Ué, então dá para acalmar parceiro defensivo?

Sim, e a chave para isso está em manter limites saudáveis. Ao mesmo tempo, demonstrar segurança e amor por meio das suas ações e palavras. E acredite, apenas duas frases, segundo o psicólogo Dr. Aria Campbell Danesh, suavizam até mesmo a pessoa mais reativa do mundo.

Leia mais: 9 sinais de que você foi uma criança mimada e isso reflete em você hoje

1. “Eu estou ouvindo”

Quando seu parceiro fala, é importante demonstrar curiosidade e evitar interrompê-lo. Segundo o Dr. Danesh, o ideal é que a pessoa se sinta ouvida e vista. A psicoterapeuta Douglas LaBier ressalta que o apoio mútuo e a cooperação em torno de diferenças e na tomada de decisões são essenciais para um relacionamento saudável.

Tudo começa com a escuta ativa. Mas, se você tem dificuldade nisso, uma boa ideia é começar ajustando sua linguagem corporal. Algumas dicas, por exemplo, são:

  • manter contato visual
  • inclinar-se levemente para frente
  • não interromper
  • dar tempo para o outro responder

Além disso, repetir o que você ouviu, refletir sobre os sentimentos do outro e fazer perguntas abertas ajudam seu parceiro ou parceira a se sentir realmente ouvido. Isso, geralmente, reduz a necessidade de se defender.

Leia mais: 7 nomes inusitados que até podem descrever seu relacionamento

2. “Você está seguro” é uma das frases eficazes para acalmar o parceiro defensivo

Abrir-se com seu parceiro e expressar como você se sente também é fundamental. Muitas vezes, a pessoa, na verdade, deseja fazer isso, mesmo que não tenha expressado. Sendo assim, quando se trata de se abrir, pode ser mais fácil falar do que fazer.

Dr. Danesh incentiva a compartilhar os sentimentos e experiências de forma aberta. Essa prática consequentemente encoraja a baixar as defesas. Se você deseja construir um relacionamento forte e de confiança, é necessário ficar confortável em meio ao desconforto.

Leia mais: Quais signos estão mais vulneráveis às traições? Confira!

Conexão é tudo

Acima de tudo, não se esqueça de que seres humanos são criaturas sociais que precisam de conexão para prosperar. Então, isso significa que seu parceiro precisa se sentir conectado a você para se permitir ser vulnerável. Portanto, algumas estratégias pode ser bem úteis neste sentido:

  • Compartilhe seus objetivos para o futuro.
  • Fale sobre a falta de vulnerabilidade no relacionamento e como você gostaria de melhorar isso.
  • Conte sobre experiências passadas que te machucaram.
  • Inicie toques físicos, como abraços ou beijos na testa.
  • Conversem sobre o dia de vocês e como se sentiram durante o dia.

Por fim, essas pequenas frases e ações podem fazer uma grande diferença em um relacionamento, ajudando a construir uma base sólida de confiança e compreensão mútua. E você, já costuma usar essas frases?

Comentários estão fechados.