Harvard revela qual é o segredo da felicidade nas mulheres
Um estudo publicado recentemente revela a chave para a felicidade e longevidade das mulheres
A revista especializada “JAMA Psychiatry” publicou recentemente um estudo importante para quem busca a felicidade, sobretudo nas mulheres. A pesquisa da Harvard afirma ter a chave, não apenas para ser mais feliz, como também ter maior longevidade: gratidão. Pois é, a pesquisa da cientista Ying Chen aponta que esse pensamento melhora significativamente o estado emocional feminino.
Uma notícia, no mínimo, importante, considerando que estamos sempre em busca da felicidade (embora isso seja desafiador). A princípio, o estudo destaca a importância de cultivar a gratidão como caminho para alcançar uma vida mais plena e satisfatória. Afinal, encontrar alegria nas pequenas coisas e reconhecer as bênçãos diárias transforma nossa perspectiva e traz uma sensação duradoura de bem-estar.
Leia mais: Você sabe tomar boas decisões? 9 sinais indicam que sim!
O que diz o estudo sobre a felicidade nas mulheres?
Ao todo, 49.275 mulheres idosas participaram do estudo, preenchendo o “Questionário de Gratidão”. Nele, deviam indicar seu nível de concordância com algumas afirmações. Por exemplo:
- Tenho muito na vida pelo que ser grata
- Se eu tivesse que enumerar tudo pelo que me sinto grata, seria uma lista muito longa
Segundo os resultados da pesquisa, as que apresentaram maiores pontuações de gratidão tiveram 9% menos risco de mortalidade nos quatro anos seguintes. Isso se deu principalmente em relação a doenças cardiovasculares.
Ainda conforme o estudo de Harvard, a qualidade de vida melhora significativamente nas mulheres que são gratas pelo que têm. No entanto, considera-se que a gratidão pode ser entendida como um traço de personalidade ou um estado de ânimo.
Neste sentido, a gratidão envolve dois passos simples. Por um lado, pode ser atribuída a uma fonte externa, como circunstâncias particulares ou certas pessoas. Por outro, é reconhecer uma experiência positiva que traz bem-estar emocional.
Leia mais: 5 sinais para identificar um sociopata e se proteger
Impactos na saúde física e mental
A pesquisa sobre a felicidade nas mulheres ainda diz mais. Segundo os especialistas, a gratidão não só aumenta essa sensação, mas ajuda a melhorar a saúde física e mental.
Só para ilustrar, estimula a adoção dos comportamentos saudáveis e desenvolve conexões sociais que contribuem para o bem-estar emocional. Ainda, prolongam os anos de vida.
Dicas adicionais de felicidade para mulheres
Embora que os estudos indiquem a gratidão como fator essencial na busca para ser mais feliz, outras dicas também são igualmente importantes.
- Praticar atividades físicas: exercícios regulares ajudam a liberar endorfinas, que são hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
- Cultivar relações positivas: manter conexões sociais saudáveis e significativas pode proporcionar apoio emocional e aumentar a sensação de pertencimento.
- Buscar autoconhecimento: investir tempo em entender a si mesma e suas necessidades pode ajudar a tomar decisões que promovam a felicidade.
- Desenvolver hobbies: ter atividades que tragam prazer e satisfação pessoal pode ser uma excelente forma de aumentar a felicidade.
- Praticar a meditação: técnicas de meditação e mindfulness podem ajudar a reduzir o estresse e aumentar a sensação de paz interior.
- Estabelecer metas realistas: definir objetivos alcançáveis e trabalhar para atingi-los pode proporcionar um senso de propósito e realização.
- Ajudar os outros: atos de bondade e voluntariado podem aumentar a felicidade ao promover um senso de conexão e propósito.
Então, pronta para praticar a gratidão e, assim, tentar ser mais feliz? Aproveite e veja quais são 10 passos para alcançar também a paz de espírito.
Comentários estão fechados.