6 dicas para conhecer pessoas enquanto viaja e ter férias ainda mais incríveis
De sorrir a participar de aulas enquanto viaja, formas de fazer amigos mesmo nas férias
O ditado pode parecer clichê, mas é altamente verdadeiro: viajar é a única coisa que você compra e te faz mais rico. Além de explorar novos destinos, essa jornada permite ainda conhecer pessoas enquanto viaja. O que, sem dúvidas, torna a aventura ainda mais especial. Inclusive, criar laços durante uma viagem pode proporcionar amizades para a vida toda, além de momentos inesquecíveis.
Acha difícil? Então, “cola aqui” e veja que é totalmente possível fazer amigos enquanto explora o mundo.
Leia mais: República Tcheca impõe limites ao Airbnb para combater excesso de turismo
Algumas dicas para conhecer muito mais pessoas enquanto viaja
1. Uma das formas de conhecer pessoas enquanto viaja é escolher o tipo de hospedagem
Ok, ficar em hotéis chiques e discretos é, sim, uma experiência incrível. Mas, não para quem quer fazer amizades. Neste sentido, reservar o tipo certo de hospedagem faz toda a diferença. Hostels, pousadas e acomodações compartilhadas são perfeitas para interagir com outros viajantes.
Prova disso é que muitos desses locais oferecem áreas comuns, como cozinhas compartilhadas e lounges, sem falar nos próprios quartos. E é ali que as pessoas se encontram naturalmente. E não para por aí! Participar de eventos organizados por essas acomodações, como noites de jogos, tours pela cidade ou aulas de culinária, também facilita a interação.
2. Participe de tours e atividades em grupo
Embora fazer os passeios no seu tempo seja bem interessante, uma das melhores formas de conhecer pessoas enquanto viaja é participando de tours e atividades em grupo. Essas experiências permitem que você interaja com outros turistas e, muitas vezes, com os próprios locais. Valem passeios a pé, workshops culturais, degustações de comida e tours de bicicleta, todas ótimas opções para quem quer fazer novos amigos.
Leia mais: Como os traços de personalidade Big Five afetam seus relacionamentos românticos
3. Use aplicativos de encontro para viajantes (com cuidado)
Sim, dá para usar apps também para fazer amigos e amigas. O avanço da tecnologia trouxe aplicativos e redes sociais específicas para viajantes, o que facilita e muito a tarefa de fazer amigos. É o caso do Meetup, Couchsurfing e Bumble BFF. A ideia é marcar encontros com pessoas que compartilham dos mesmos interesses que você, seja para explorar a cidade, praticar esportes ou apenas tomar um café.
Mas, ó, muito cuidado, hein? Tente saber ao máximo sobre a pessoa, além de evitar locais escondidos nas primeiras saídas. Isso é importante principalmente para quem viaja sozinho.
Ah, mas se quer tentar encontrar a alma gêmea nas férias, olha aqui alguns lugares inesperados além do Tinder.
4. Frequentar espaços sociais e cafés locais é ótimo para conhecer pessoas enquanto viaja
Espaços sociais, como cafés, bibliotecas e centros culturais, são ambientes propícios para conhecer gente durante uma viagem. Muitos desses lugares até promovem eventos como noites de poesia, música ao vivo ou exposições. Assim, reúnem pessoas com interesses similares. Se você gosta de um bom café, escolha uma cafeteria aconchegante e aproveite para puxar conversa com quem estiver por perto.
Além disso, feiras de rua, parques e praças são locais onde as pessoas costumam relaxar e socializar. Passe algum tempo nesses lugares, interaja com os locais, faça perguntas ou elogie algo que chamou sua atenção.
5. Faça cursos rápidos e voluntariado
Sabe aquela aula de tango em Buenos Aires? Ou curso de culinária na Itália? Certamente, vão te fazer conhecer muita gente enquanto viaja! Da mesma forma, grupos de voluntariado, como aqueles que partem para ajudar na construção de casas ou cuidar de crianças em situação de vulnerabilidade. Com isso, além de fazer amigos, aprende algo novo ou, principalmente, ajuda alguém!
Leia mais: Falta de confiança? Veja 10 segredos de quem manda bem para se sentir notado!
6. Seja aberto e sorria mais
Por mais simples que pareça, a atitude faz toda a diferença na hora de conhecer pessoas enquanto viaja. Um sorriso, um cumprimento ou um simples “olá” podem abrir portas para uma conversa inesperada. Por isso, seja receptivo, faça perguntas e mostre interesse genuíno pelas histórias dos outros. Essa abertura facilita as conexões e faz com que os outros se sintam confortáveis ao seu lado.
Viajar é muito mais do que conhecer destinos; é sobre as conexões que fazemos ao longo do caminho. Com essas dicas, você vai conseguir fazer amigos enquanto viaja e tornar cada jornada ainda mais especial. Afinal, compartilhar momentos é o que torna cada viagem verdadeiramente inesquecível.
Comentários estão fechados.