10 palavras mais engraçadas do mundo e seus significados
Do alemão 'Kummerspeck' ao indonésio 'Jayus', expressões divertidas e até intraduzíveis
A linguagem é, sem dúvidas, uma das maiores riquezas da humanidade. Isso se dá sobretudo porque cada idioma tem suas peculiaridades que refletem a cultura de um povo. Entre expressões únicas e intraduzíveis, algumas se destacam por serem simplesmente hilárias. Neste artigo, você vai conhecer as palavras mais engraçadas de diferentes idiomas e descobrir como podem revelar aspectos curiosos de quem as fala.
Leia mais: 5 palavras africanas que você usa no dia a dia sem saber
1. Kummerspeck (Alemão) é uma das palavras mais engraçadas do mundo
Kummerspeck é uma palavra alemã que literalmente significa “bacon de tristeza”. A princípio, ela se refere ao ganho de peso causado pela alimentação excessiva em momentos de estresse ou tristeza. A combinação das palavras “Kummer” (tristeza) e “Speck” (bacon) cria uma imagem divertida e cômica. Além disso, é uma descrição perfeita para aquele hábito de devorar doces após um dia ruim.
2. Tingo (Rapa Nui)
Em Rapa Nui, idioma falado na Ilha de Páscoa, Tingo é uma palavra que descreve uma situação bastante engraçada: pegar objetos emprestados da casa de um amigo até que não sobre mais nada. Só que essa prática inusitada ganhou notoriedade entre falantes de outras línguas por ser algo que, embora difícil de imaginar na prática, cria uma imagem bastante cômica.
Leia mais: 7 truques para aprender um novo idioma rápido e se tornar um poliglota
3. Gigil (Tagalo, Filipinas)
Gigil é uma palavra do tagalo, idioma falado nas Filipinas. De modo geral, descreve aquela vontade incontrolável de apertar ou morder algo fofo. Sabe aquela sensação irresistível ao ver um filhote de cachorro ou um bebê? Pois é, os filipinos deram um nome para isso! Por isso, a palavra encapsula uma emoção comum, mas difícil de descrever em outros idiomas.
4. Uma das palavras mais engraçadas é o bakku-shan (Japonês)
Bakku-shan é um termo japonês usado para descrever uma mulher que é bonita vista de costas, mas não tão atraente de frente. Ou seja, aparentemente, não se trata de algo tão divertido assim, né? Mas, apesar de soar como um insulto, a palavra é mais frequentemente usada de forma bem-humorada.
5. Iktsuarpok (Inuit)
Iktsuarpok é uma palavra inuit que descreve a sensação de impaciência quando você sai repetidamente para ver se alguém está chegando. Por exemplo, como quando se espera uma visita ou a entrega da Amazon. Sendo assim, é aquele sentimento de expectativa que todo mundo já sentiu, capturado em uma palavra cômica e precisa que só o povo inuit poderia criar.
Leia mais: Os 15 nomes masculinos mais bonitos segundo a ciência
6. Pelinti (Gana)
No Gana, a palavra pelinti significa “mover comida quente ao redor da boca”. Sim, ela descreve aquela situação nada engraçada em que você dá uma garfada de comida quente demais. Então, começa a mexê-la pela boca na tentativa de esfriá-la. É um dos muitos exemplos de como a língua pode capturar momentos do cotidiano.
7. Pochemuchka (Russo) é uma das palavras engraçadas
Pochemuchka é um termo russo para descrever uma pessoa que faz muitas perguntas, principalmente aquelas que não têm um propósito claro. É o equivalente a chamar alguém de “perguntador nato”, mas com um tom mais divertido. Sendo assim, a palavra tenta dar o humor ao lidar com os eternos curiosos.
8. Schadenfreude (Alemão)
Embora mais conhecida, Schadenfreude é uma palavra que não poderia faltar na lista. Ela descreve o prazer que sentimos ao ver alguém se dar mal. Combinando “Schaden” (dano) e “Freude” (alegria), os alemães sintetizaram um sentimento universal em uma expressão única, bem-humorada, e um tanto quanto cruel.
Leia mais: Quer transformar sua vida? Comece por esses 5 livros
9. Jayus (Indonésio)
Curiosamente, jayus é uma palavra indonésia usada para descrever uma piada tão sem graça que acaba sendo engraçada. Todo mundo conhece alguém que é mestre em contar piadas desse tipo. Em vez de rir da piada, você ri do quão ruim ela é, e essa palavra capta esse momento perfeitamente.
10. Mamihlapinatapai (Yaghan, Terra do Fogo) é uma das palavras mais engraçadas (e longas)
Por fim, mamihlapinatapai, do idioma yaghan, é conhecida como uma das palavras mais difíceis de traduzir. Ela descreve a troca de olhares entre duas pessoas que desejam algo, mas relutam em tomar a iniciativa. É uma palavra que mistura humor, timidez e um pouco de frustração em uma única expressão, mostrando como as línguas indígenas também têm seu charme cômico.
Assim, essas palavras são mais do que expressões engraçadas. Na verdade, elas são janelas para entender culturas e comportamentos. Cada idioma reflete as particularidades de quem o fala, e as palavras mais engraçadas mostram como, em meio às diferenças, o humor é um traço universal.
Comentários estão fechados.