Mitos e verdades sobre o câmbio automático que você precisa saber

Esclareça suas dúvidas sobre o câmbio automático e entenda como ele funciona de verdade

O câmbio automático tem se tornado uma escolha popular entre motoristas que buscam mais conforto ao dirigir, principalmente em grandes centros urbanos. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento, o que acaba gerando diversos mitos.

Para esclarecer essas questões, vamos apresentar 3 mitos e 3 verdades sobre o câmbio automático, mostrando o que realmente influencia no consumo de combustível, na durabilidade do sistema e nos custos de manutenção. Confira abaixo!

Mitos sobre o câmbio automático

O carro automático, apesar de popular, ainda gera dúvidas e crenças equivocadas. Confira três mitos comuns sobre seu funcionamento.

Carros automáticos consomem mais combustível

Esse pensamento vem dos primeiros modelos de câmbio automático, que eram menos eficientes. Com a evolução tecnológica, especialmente com transmissões como a CVT, os carros automáticos atuais conseguem ser tão econômicos quanto os manuais, ajustando as rotações de forma mais eficiente.

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O câmbio automático causa mais desgaste nos freios

Muitos acreditam que o uso do câmbio automático aumenta o desgaste dos freios, já que, ao parar o carro, é necessário manter o pé no pedal. No entanto, o impacto no desgaste dos freios é mínimo. Em descidas, muitos câmbios automáticos permitem a redução de marcha, o que ajuda a evitar o uso excessivo do freio.

Manter o carro em neutro no semáforo é mais econômico

Deixar o carro no neutro em paradas curtas, como em semáforos, não economiza combustível. Além disso, essa prática pode desgastar desnecessariamente o câmbio. A recomendação é manter o veículo em “drive” (D) em paradas breves, como semáforos, sem prejuízo ao consumo.

Verdades sobre o câmbio automático

Além dos mitos, existem também verdades que esclarecem o real impacto do câmbio automático no uso e manutenção dos veículos. Veja:

A manutenção do câmbio automático é mais cara

Apesar de ser mais resistente a falhas por mau uso, como engatar marchas de forma incorreta, a manutenção do carro automático tende a ser mais cara. Isso acontece porque o sistema é mais complexo, e nem todas as oficinas têm os equipamentos adequados para os reparos.

As trocas de marcha no automático são mais rápidas

Graças aos avanços tecnológicos, as trocas de marcha no carro automático são, em muitos casos, mais rápidas do que no manual. Modelos com transmissão de dupla embreagem, por exemplo, são extremamente ágeis, oferecendo um desempenho superior em termos de aceleração e resposta.

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Engatar a ré em movimento danifica o câmbio

Tanto nos câmbios automáticos quanto nos manuais, tentar engatar a marcha ré enquanto o carro ainda está em movimento pode causar danos sérios à transmissão. Esse erro pode levar a custos elevados de reparo, e é algo que deve ser evitado a todo custo.

Agora que você conhece alguns dos principais mitos e verdades sobre o câmbio automático, fica mais fácil tomar decisões informadas e cuidar melhor do seu carro.

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