9 sinais de que você é um INFJ, o tipo de personalidade mais raro do mundo

Conheça indicativos de que você faz parte desse grupo exclusivo

Você já se sentiu um pouco fora de sintonia com o mundo, mesmo tendo empatia e se preocupando com os outros? Se sim, pode ser que você faça parte de um grupo muito raro e especial: o de uma pessoa INFJ. Representando menos de 2% da população mundial, esse tipo de personalidade combina sensibilidade emocional, pensamento estratégico e profunda necessidade de encontrar propósito em tudo que faz. Ou seja, é enxergar o mundo de forma única, o que muitas vezes gera uma sensação de incompreensão ou deslocamento.

Mas como saber se você é mesmo um INFJ? A princípio, 9 sinais podem te ajudar a descobrir se você faz parte desse perfil raro. Da busca por conexões profundas à habilidade de prever cenários futuros, esses traços podem revelar muito sobre sua personalidade.

E aí, vamos saber se encaixa em algum deles?

Leia mais: 10 frases que maridos se arrependem quando dizem às esposas

O que é uma pessoa INFJ e por que esse tipo é tão raro?

Antes de tudo, vale saber o que, exatamente, do que se trata o INFJ. Em resumo, este é um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo Indicador de Tipo Myers-Briggs (MBTI). Uma de suas principais características é a raridade e complexidade. Só para ilustrar, representa apenas cerca de 1% a 2% da população mundial. Além disso, combina aspectos de introversão, intuição, sentimento e julgamento.

Em outras palavras, as pessoas com esse perfil são introspectivas, guiadas por sua intuição, altamente empáticas e organizadas. Ademais, tendem a ser profundas, idealistas e dedicadas a causas que acreditam. Sendo assim, sua singularidade está justamente no equilíbrio incomum entre sensibilidade emocional e capacidade de pensar de forma estratégica e lógica.

Leia mais: 7 frases revelam falta de personalidade em uma pessoa: você as usa?

9 sinais de que você é uma pessoa INFJ

9 sinais de que você é uma pessoa INFJ e nem imaginava.
Freepik.

Para ter uma ideia mais concreta e até ajudar as pessoas a se identificarem, alguns indícios mostram que uma pessoa tem chances de ser INFJ.

1. A pessoa é uma pensadora profunda

Os INFJs são conhecidos por serem pensadores profundos. Assim, passam muito tempo refletindo sobre questões filosóficas, existenciais e morais. Se você se pega frequentemente imerso em pensamentos complexos, esse pode ser um indicativo de que você é um INFJ.

2. Alta empatia

Um dos traços mais marcantes de uma pessoa INFJ é a empatia. A pessoa consegue sentir as emoções dos outros com intensidade, muitas vezes absorvendo o estado emocional das pessoas ao seu redor.

Leia mais: Conheça a nova tendência ‘Feed Zero’ da Geração Z nas redes sociais

3. Necessidade de solidão

Apesar de ser social quando necessário, o INFJ precisa de momentos de isolamento para recarregar suas energias. Por isso, valoriza o tempo sozinho para refletir e processar seus sentimentos.

4. A pessoa INFJ valoriza conexões profundas

Para esse tipo de personalidade, interações superficiais são exaustivas. Em outras palavras, prefere conversas significativas e profundas, onde pode explorar questões emocionais e intelectuais.

5. Orientação para o futuro

Quem é INFJ é visionário por natureza. Assim, gosta de planejar e pensar sobre o futuro, focando em como suas ações de hoje podem impactar o amanhã.

6. Sensibilidade ao conflito

Conflitos são especialmente desgastantes para o INFJ. A pessoa evita discussões sempre que possível e busca manter harmonia em suas interações e ambientes.

Leia mais: 5 mistérios sobre os gêmeos que você nem imaginava

7. Dificuldade em se encaixar

Apesar da facilidade em se conectar com os outros, INFJ frequentemente se sente “fora de lugar”. Assim, pode perceber ser diferente ou ter uma perspectiva única sobre o mundo.

8. A pessoa INFJ tem o desejo de fazer a diferença

Os INFJs são movidos por um desejo profundo de causar impacto positivo no mundo. Eles não buscam reconhecimento, mas sim contribuir de forma significativa.

9. Frequentemente incompreendido

Por fim, a complexidade emocional e intelectual de um INFJ pode fazer com que seja mal interpretado. Muitas vezes, seus pensamentos e sentimentos são difíceis de traduzir para outras pessoas.

Então, conseguiu identificar se é uma pessoa INFJ? Se quer uma análise um pouco mais aprofundada, este teste de personalidade gratuito ajuda a entender qual é o seu tipo.

Comentários estão fechados.