Tem muita afta na boca? Confira 8 motivos e como resolver!
As aftas podem se manifestar em qualquer parte da boca, incluindo a mucosa bucal, a gengiva, a língua e a garganta
As aftas são pequenas lesões que podem surgir na boca, principalmente na língua, bochechas, gengivas ou lábios. Elas são chatas e extremamente dolorosas, podendo causar desconforto ao falar, comer e até ao bocejar. Se você sofre com esse problema, aqui estão 8 possíveis causas.
Estresse
O estresse pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a infecções, incluindo as aftas na boca.
Alimentos picantes ou ácidos
O consumo de alimentos picantes, cítricos, condimentados ou ácidos pode irritar a mucosa da boca, favorecendo o surgimento das aftas.
Leia mais: O erro que muitos cometem ao acordar no meio da noite e como resolvê-lo
Deficiência nutricional também é um fator
A falta de nutrientes como ácido fólico, vitamina B12, ferro e zinco pode prejudicar a proteção dos tecidos da boca e provocar danos nas células da mucosa, levando ao desenvolvimento das aftas.
Escovação inadequada
Escovar os dentes de forma agressiva, com muita força ou utilizando uma escova de cerdas muito firmes pode causar lesões na boca, resultando no surgimento das aftas.
Uso de aparelhos odontológicos
O uso de aparelho ortodôntico fixo pode causar lesões na mucosa que favorecem o aparecimento das aftas. Segundo um artigo, essas lesões são um problema comum nesses casos.
Consumo excessivo de álcool também é prejudicial
O consumo excessivo de álcool, assim como o tabagismo, pode irritar a mucosa bucal, sendo mais um fator que contribui para o desenvolvimento das aftas.
Doenças autoimunes
Algumas doenças autoimunes, como a doença celíaca, a doença de Behçet e a AIDS, podem causar aftas na boca. Além disso, o uso de medicamentos anti-inflamatórios também pode levar ao surgimento dessas lesões na mucosa.
Leia mais: O mundo está ficando preto e branco com o passar dos anos, revela pesquisa
Ciclo menstrual
De acordo com Minha Vida, algumas mulheres podem experimentar aftas durante certos períodos do ciclo menstrual, indicando uma possível influência hormonal.
Prevenção
Existem várias recomendações para prevenir o surgimento das aftas na boca. Por exemplo:
- Controlar o estresse: pratique exercícios regularmente, descanse o suficiente e encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse para evitar as aftas.
- Evitar alimentos irritantes: se você é propenso a aftas, evite alimentos que possam irritar a mucosa da boca.
- Ter uma alimentação equilibrada: consuma alimentos ricos em nutrientes como ácido fólico, vitamina B12, ferro e zinco.
- Escovar os dentes com cuidado, utilizando uma escova de cerdas macias.
- Limitar o consumo de álcool e tabaco.
Geralmente, as aftas na boca desaparecem em até uma semana. No entanto, se as lesões persistirem por mais tempo ou se forem frequentes, é recomendado procurar um médico para descartar a possibilidade de uma doença subjacente.
Comentários estão fechados.