Método KonMari: 7 técnicas japonesas que prometem organizar sua casa e sua vida.
Marie Kondo é a renomada idealizadora do Método KonMari, uma metodologia de organização que conquistou o mundo.
Marie Kondo, a renomada criadora do Método KonMari, nos ensina a ver a organização como uma forma de expressar amor pela nossa casa. Nascida no Japão, Kondo conquistou o mundo com suas técnicas inovadoras e foi reconhecida como uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time.
7 lições do Método KonMari
Seus livros, como “A Mágica da Arrumação” e “Isso me traz alegria”, e sua série na Netflix, “Ordem na Casa, com Marie Kondo”, mostram a amplitude e eficácia de sua metodologia. Veja as lições de Marie Kondo e comece a transformar sua vida.
Descubra o que te traz alegria
O coração do Método KonMari está em uma pergunta simples: “Isso me traz alegria?” O método faz com que você examine cada objeto de sua casa e avalie se ele te traz felicidade. Essa pergunta orienta a seleção consciente dos itens que realmente importam.
LEIA MAIS: Como ter sucesso na carreira profissional? Dicas de estratégias e insights que funcionam.
Organize por categorias
Ao invés de organizar por cômodos, o método sugere a organização por categorias. Independentemente dos cômodos, agrupe objetos semelhantes e organize-os juntos. Isso facilita o processo e mostra a verdadeira quantidade das nossas posses.
Organize cinco categorias
O método de Kondo divide os pertences em cinco categorias: roupas, livros, documentos, komono (itens diversos) e objetos com valor sentimental. Essa abordagem torna a organização mais fácil, gerenciável e eficiente.
Dê atenção especial aos documentos
Os documentos, por sua importância, merecem uma atenção especial. Marie Kondo sugere dividir em três categorias, garantindo que os papéis essenciais não se percam e se mantenham acessíveis quando necessário.
Atribua locais definidos para guardar tudo
A praticidade é a chave. Ao guardar, dê um local específico para cada item, considerando a frequência de uso. Isso facilita sua localização e simplifica o processo de devolvê-los ao lugar correto.
LEIA MAIS: Quer ser mais disciplinado em 2024? Comece suas manhãs assim
Dê atenção aos itens com valor sentimental por último
Reconhecendo a complexidade emocional associada a objetos de grande valor sentimental, Kondo aconselha abordar essa categoria por último. Dê a devida atenção e tempo necessários para lidar com esses itens especiais, respeitando as memórias que eles evocam.
Aproveite o momento
Marie Kondo enfatiza que a organização não deve ser encarada como uma tarefa difícil, mas sim como um momento prazeroso. Aprecie a jornada de criar um ambiente equilibrado e harmônico, refletindo o amor dedicado à sua casa.
Comentários estão fechados.