O azeite está caro? 4 alternativas para substituí-lo na cozinha
Existem opções versáteis com propriedades semelhantes ao azeite de oliva.
O azeite de oliva já atingiu seu patamar mais elevado de preço nos últimos anos. De acordo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ele ficou 37,76% mais caro em 2023. Quando o azeite se torna tão caro assim, é útil conhecer alternativas para o substituir ao cozinhar.
Alternativas para substituir o azeite de oliva
Óleo de gergelim
O óleo de gergelim é um produto que muito se usa na culinária asiática. Além disso, é versátil com sabor marcante. Portanto, você pode usá-lo para refogar legumes, temperar salada e arroz e até misturado em um molho para marinada. Ainda, o gergelim apresenta diversos benefícios à saúde. Por exemplo, tem ação anti-inflamatória, antioxidante, além de agir para diminuir a pressão arterial.
Leia mais: Coentro: deliciosa erva aromática que tem propriedades medicinais. Confira!
Óleo de abacate
O óleo de abacate é uma outra opção para usar tanto puro, como para temperar saladas ou mesmo em refogados. Esse óleo auxilia na redução do peso e contribui na hidratação da pele e do cabelo. Além disso, o abacate é rico em diversas substâncias que protegem o coração, previnem doenças de próstata e auxiliam no controle da glicemia.
Óleo de chia
Enquanto isso, a chia passou a ser a queridinha de muitos brasileiros que buscam cuidar da sua saúde. Seu óleo é rico em fibras, proteínas, ômega 3, substâncias antioxidantes e vitaminas do complexo B. Ainda, você pode consumir o óleo de chia puro ou adicionado em alimentos. Ademais, entre os benefícios à saúde estão: prevenção de doenças cardíacas e auxílio no trânsito intestinal. Lembrando que esse óleo não deve ser aquecido para não perder suas propriedades.
Leia mais: 4 coisas que te impedem de perder peso e você faz mesmo assim
Óleo de dendê
Por fim, o óleo de dendê é bastante comum na culinária afro-brasileira em pratos como vatapás, moquecas e acarajés. Seu óleo pode ser usado tanto para refogar como para fritar alimentos. Diferente do óleo de chia, o azeite de dendê pode ser aquecido em até 200°C sem perder as suas propriedades nutricionais.
Comentários estão fechados.