Adeus, chulé! Veja como viver livre do mau odor nos pés

Com alguns cuidados simples e dicas práticas, você pode dizer adeus ao mau odor e ter pés saudáveis e livres do chulé!

O odor nos pés, conhecido popularmente como chulé ou bromidrose plantar, é um problema comum que incomoda muitas pessoas. Mas fique tranquilo, pois há maneiras simples de combater esse inconveniente e melhorar a qualidade de vida.

Por que os pés exalam mau cheiro?

Veja a seguir as principais causas desse incômodo nos pés.

Transpiração em excesso

Os pés possuem muitas glândulas que produzem suor em grande quantidade, favorecendo a proliferação de bactérias que causam o mau odor.

LEIA MAIS: 5 itens comuns que deixam o seu banheiro parecendo sujo

Fungos

Alguns fungos se alimentam do suor e da queratina da pele, liberando subprodutos com odor forte, principalmente em ambientes úmidos.

Calçados impróprios

O uso de sapatos sintéticos que não permitem a ventilação adequada dos pés favorece a proliferação de bactérias e fungos, contribuindo para o chulé.

Falta de higiene

A higiene inadequada, como não secar bem os pés após o banho ou usar meias por vários dias seguidos, também pode agravar o problema do mau odor nos pés.

Predisposição genética

Algumas pessoas têm maior predisposição genética à transpiração excessiva e à proliferação de bactérias nos pés, aumentando as chances de desenvolver chulé.

Problemas de saúde

Em casos específicos, o mau cheiro nos pés pode estar associado a condições de saúde como diabetes, distúrbios da tireoide ou infecções.

LEIA MAIS: 5 truques para tirar o mau cheiro de cachorro da casa

Como evitar o chulé?

Se você está enfrentando o desconforto do mau odor persistente nos pés, confira as dicas a seguir para se livrar desse problema de uma vez por todas.

  • Em primeiro lugar, lave os pés diariamente com água e sabão, garantindo que eles fiquem bem secos, principalmente entre os dedos.
  • Opte por meias de algodão, que absorvem melhor o suor, e troque-as diariamente.
  • Escolha sapatos feitos de materiais que permitam a transpiração, como couro ou lona, evitando calçados fechados por longos períodos.
  • Após o banho, aplique pó de talco nos pés para absorver a umidade e controlar o suor.
  • Use desodorantes específicos para os pés, que ajudam a neutralizar o odor indesejado.
  • Por fim, em casos mais graves, o uso de antissépticos em forma de pó ou spray pode ser necessário para eliminar fungos e bactérias.

Comentários estão fechados.