3 alimentos que ajudam a regenerar o fígado e perder peso em tempo recorde
Ainda, dicas de alimentos que fazem bem para as funções hepáticas
Todo mundo sabe que comer de maneira equilibrada, adequada e variada traz múltiplos benefícios ao organismo. Mas, inegavelmente, alguns alimentos fornecem nutrientes especiais para cada órgão. Só para exemplificar, estes alimentos que ajudam a regenerar o fígado e, consequentemente, perder peso muito mais rápido.
O fígado é um órgão essencial para o funcionamento diário do corpo, pois realiza várias funções, por exemplo, armazenar nutrientes e produzir proteínas, colesterol e bile. Além disso, é responsável por decompor e eliminar toxinas como álcool, medicamentos e subprodutos do metabolismo.
Portanto, se não funcionar corretamente, há o risco de desenvolver doenças hepáticas ou distúrbios metabólicos, consequentemente, impacta na manutenção de peso. Logo, é muito importante cuidar dele. Para te ajudar, trouxemos alguns alimentos que podem melhorar significativamente sua função. Sem falar no quanto podem protegê-lo de maior deterioração e promover um bom estado de saúde.
Leia mais: Qual é o iogurte mais saudável? Nutricionistas respondem
Um dos alimentos que ajudam a regenerar o fígado é o alho
De modo geral, o estresse oxidativo está ligado a muitas doenças que afetam o fígado, desde problemas agudos até crônicos e autoimunes. Ao mesmo tempo, o alho é um remédio tradicional popular que, há muitas gerações, é indicado para vários problemas de saúde.
Isso se dá, principalmente, pela atividade antioxidante, anti-inflamatória e imunomoduladora. Sendo assim, pode ajudar a promover a saúde contra doenças hepáticas.
Café ou chá-verde
Sabia que alternar entre o chá-verde e o café, pode beneficiar seu fígado? Desde que você cuide do tipo de adoçante que você adiciona, ambas as bebidas são infusões que contêm catequinas e polifenóis. Estas, por sua vez, são substâncias antioxidantes que ajudam a regenerar o fígado. Aliás, há pesquisas indicativas de que o consumo de café tem efeitos positivos nas doenças crônicas do fígado.
O abacate também é um dos alimentos que ajudam a regenerar o fígado
Por fim, devido ao seu conteúdo de gorduras vegetais, o abacate se tornou protagonista de muitas dietas. Afinal, trata-se de gorduras cujas propriedades são benéficas ao organismo em geral e também ao fígado. Só para ilustrar, a ingestão da fruta evita o acúmulo de gordura no fígado.
Além disso, sabe-se que as pessoas que consomem mais abacate têm menor índice de massa corporal e circunferência de cintura, bem como maior sensibilidade à insulina. Tudo isso resulta em um menor risco de doença metabólica e, consequentemente, melhor saúde hepática.
Leia mais: Pão com ovo na airfryer: uma receita fácil e nutritiva para o desjejum
Mais alimentos bons para o fígado
Entretanto, além dos alimentos acima que ajudam a regenerar o fígado, outros itens são igualmente importantes para a saúde hepática. E acredite, nenhum deles é difícil de inserir na dieta. Por exemplo:
- Alcachofra: rica em antioxidantes como cinarina e silimarina, ajuda a proteger o fígado e estimula o crescimento de novas células hepáticas.
- Suco de beterraba: contém nitratos e antioxidantes que reduzem o dano oxidativo e a inflamação nas células do fígado.
- Brócolis: rico em canferol, um flavonoide com ação anti-inflamatória que protege o fígado e ajuda a prevenir doenças como fígado gordo e hepatite.
- Salmão: fonte de ômega-3, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a manter o fígado saudável.
- Castanha-do-Pará: rica em vitaminas C e E, contribui para a proteção e bom funcionamento do fígado.
Mas, embora existam alimentos que ajudam a regenerar o fígado e perder peso rapidamente, é sempre importante seguir uma dieta prescrita por médico ou nutricionista. Uma alimentação balanceada e a hidratação adequada são fundamentais para a saúde de modo geral, mas orientações profissionais personalizadas são fundamentais para atingir o resultado esperado.
Comentários estão fechados.