Além do feijão! 5 alimentos que causam gases e você não sabia

Esses alimentos também podem causar gases devido ao alto teor de rafinose e fibras.

Embora o feijão frequentemente seja rotulado como o principal vilão quando o assunto é a formação de gases intestinais, existem outros alimentos que também podem causar esse desconforto, muitas vezes de forma igualmente intensa. E, não estamos falando aqui da cebola, isso porque há muitos outros alimentos na sua cozinha que podem causar o desconforto intestinal. Por isso, aqui vamos te mostrar alguns desses “suspeitos” menos óbvios que, apesar de saudáveis e nutritivos, podem ser responsáveis por desconfortos gastrointestinais significativos.

Alimentos que causam gases e você não sabe

1. Batata-doce

A batata-doce é um dos alimentos que frequentemente causam gases, devido ao seu alto teor de amido, que é digerido lentamente e pode fermentar no intestino grosso, resultando em produção de gases​.

Leia mais: Açaí, um aliado ou inimigo da boa forma? Descubra seu real efeito!

2. Brócolis

O brócolis é um dos vegetais crucíferos mais conhecidos por causar gases. Ele contém rafinose, um tipo de carboidrato que tem uma digestão difícil. Assim, as bactérias no intestino grosso começam a fermentá-lo, processo que gera gases. Além disso, o brócolis é rico em fibras, o que pode aumentar a produção de gases se o corpo não estiver acostumado​.

3. Repolho

Semelhante ao brócolis, o repolho também é rico em rafinose e fibras. Durante a digestão, a rafinose passa pela fermentação das bactérias do cólon, o que pode levar à formação de gases. Além disso, o repolho também contém enxofre, que pode causar odores desagradáveis quando ocorre a liberação dos gases.

Leia mais: O que acontece com os nutrientes quando você os coloca no micro-ondas?

4. Couve-flor

A couve-flor pertence à mesma família do repolho e do brócolis e compartilha muitas das mesmas propriedades que contribuem para a formação de gases. Ela também contém rafinose e é rica em fibras dietéticas. Esses componentes podem contribuir para a sensação de estufamento e produção de gases, especialmente em pessoas com sistemas digestivos sensíveis​.

5. Grão-de-bico

O grão-de-bico, uma leguminosa popular, contém quantidades significativas de rafinose e fibras. As leguminosas em geral são conhecidas por causar gases devido à presença desses carboidratos que são fermentados pelas bactérias intestinais. Além disso, eles podem ser particularmente desafiadores para digerir, resultando em gases e desconforto abdominal​.

Comentários estão fechados.