10 cidades mais acessíveis da Europa em 2024
Explore a Europa sem estourar o orçamento com as cidades de melhor custo-benefício para visitar em 2024
Quem é que nunca sonhou em viajar para um país europeu? Afinal, o continente é um sonho para muitos, tanto pela história quanto cultura e culinária. E existe um ditado que diz “quem converte, não se diverte”, mas com a cotação do euro, impossível não fazer conta. Felizmente, o continente oferece destinos que combinam charme, cultura e acessibilidade econômica. Pelo menos, é o que prometem estas 10 cidades mais acessíveis da Europa para 2024.
O ranking é de autoria do United Kingdom Post Office, mais precisamente, o City Costs Barometer. Em resumo, é um relatório anual que analisa os custos de 37 cidades europeias. Assim, determina os destinos mais econômicos para escapadas urbanas.
1. Vilnius, Lituânia
Vilnius, a capital da Lituânia, é a cidade europeia mais acessível para visitar em 2024, segundo o relatório. Aliás, pela quarta vez, pois conquistou o primeiro lugar nas listas de 2015, 2019 e 2020. Só para ilustrar, o fim de semana custa aproximadamente USD 300.
Mas, além do preço, a cidade se destaca pelas atrações turísticas de baixo custo e transporte público econômico. Entre as opções do que fazer por lá, estão a Catedral de Vilnius e a Colina de Gediminas.
2. Lisboa, Portugal é uma das cidades mais acessíveis da Europa
Embora o custo médio de hospedagem tenha aumentado 26%, a capital portuguesa segue uma opção popular para visitar. Por isso, ocupa o segundo lugar no ranking. Em média, um fim de semana em Lisboa custa cerca de US$ 335 e é particularmente interessante para quem gosta de cultura e história. Além das vistas para o mar e Rio Tejo, algumas dicas que fazer por lá são:
- Castelo de São Jorge e as ladeiras da Alfama
- Um passeio pelo Bairro Alto
- Tomar uma sangria na Pink Street
- Experimentar o autêntico pastel de Belém
- Uma volta pelo Parque das Nações
3. Lille, França
Em terceiro lugar, temos Lille, sobretudo por experimentar uma queda de 30% nos custos. Só para exemplificar, o preço médio da hospedagem agora é de USD 166 por duas noites. O mais interessante é ser uma alternativa econômica a Paris e está a menos de 90 minutos pelo Eurostar. A cidade é famosa por sua arquitetura flamenga e vibrante cenário cultural.
LEIA MAIS: Como alcançar a felicidade e a paz interior segundo a filosofia indiana
4. Cracóvia, Polônia
Cracóvia continua sendo uma das cidades mais acessíveis da Europa. Além da relação custo-benefício, é rica em história e tem uma vibrante vida noturna. Entre os pontos de interesse, temos:
- A praça do mercado principal
- Castelo de Wawel
- Bairro Judeu de Kazimierz
5. Uma das cidades mais acessíveis da Europa é Atenas, Grécia
Apesar de cair uma posição em relação ao ano passado, a capital grega continua firme na lista. Ademais, é um destino turístico chave graças aos monumentos históricos e patrimônio cultural. A princípio, os custos de viagem para Atenas se mantiveram estáveis e, uma vez lá, impossível não se deslumbrar com a grandeza de monumentos como a Acrópole.
LEIA MAIS: Resorts das Maldivas têm autonomia para ajustar o fuso horário. Entenda!
6. Riga, Letônia
A capital da Letônia, oferece uma combinação de baixo custo e ricas experiências culturais. A cidade é famosa por seu centro histórico, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, e sua vibrante cena artística.
LEIA MAIS: Construindo a felicidade: dicas práticas para uma vida plena e feliz
7. Budapeste, Hungria
Budapeste, por sua vez, é conhecida por suas termas, arquitetura deslumbrante e vida noturna animada. A cidade também oferece uma excelente relação custo-benefício, com muitas atrações gratuitas ou de baixo custo. Por exemplo, a Ponte Széchenyi Lánchíd e o Bastião dos Pescadores.
8. Que tal Bratislava, uma das cidades mais acessíveis da Europa?
Bratislava, na Eslováquia, fica às margens do Rio Danúbio, e é um destino encantador e acessível. Só para ilustrar, a cidade oferece uma rica história, vistas panorâmicas e uma vibrante cena cultural. Tudo isso a preços muito acessíveis.
LEIA MAIS: 15 cidades mais habitáveis do mundo em 2024
9. Praga, República Tcheca
Também no leste europeu, Praga é famosa por sua arquitetura gótica e barroca, bem como pela rica história. A cidade oferece uma excelente relação custo-benefício, com muitas atrações gratuitas ou de baixo custo. Entre elas, Ponte Carlos e o Castelo de Praga.
10. Varsóvia, Polônia
Mais uma cidade polonesa entre as mais acessíveis da Europa. Varsóvia é conhecida por sua mistura bem sucedida de história e modernidade. Ademais, oferece uma gama de opções acessíveis para os visitantes, desde museus e galerias até parques e restaurantes.
LEIA MAIS: Os 5 países com maior variedade de fusos horários. Confira os 5 primeiros do ranking
As cidades mais caras da Europa
Por outro lado, o relatório também destaca as cidades europeias mais caras. Amsterdã lidera a lista pelo segundo ano consecutivo. Só para exemplificar, o custo médio para passar um fim de semana na cidade dos canais é de USD 850 por um fim de semana. Em seguida, temos:
- Belfast, a capital da Irlanda do Norte
- Edimburgo, na Escócia
- Helsinque, a capital da Finlândia
Vale lembrar que o City Costs Barometer é relevante principalmente no contexto da inflação global, que afeta muitos viajantes. De modo geral, o relatório revela que os preços caíram em 60% das cidades analisadas, sobretudo pela queda nos custos de hospedagem.
Por isso, se está planejando uma viagem, uma dica é acessar o estudo e, assim, curtir muito pela Europa sem, no entanto, estourar o orçamento.
Comentários estão fechados.