4 estratégias para dizer ‘não’ no trabalho sem parecer rude e evitar o burnout

Dizer “não” no trabalho também é necessário! Saiba como fazer de forma inteligente!

No cenário atual, onde a pressão do trabalho e a conexão digital predominam, é fundamental saber como colocar limites no trabalho para prevenir a sobrecarga, que pode levar ao Burnout.

O Burnout é caracterizado por um estado de esgotamento físico, mental e emocional, causado por um excesso prolongado de estresse no trabalho.

Por outro lado, nem todo mundo consegue dizer “não” no trabalho por medo de comprometer seu emprego.

Por isso, separamos 4 dicas para você saber como colocar limites no trabalho sem sair como ruim.

Como se manter longe do Burnout

1 – Estabeleça as suas próprias prioridades

Primeiro, antes de definir seus limites no trabalho, defina suas prioridades, com base nos seus valores.

Olhe para si e veja tudo aquilo que é importante em sua vida pessoal. Talvez sua família precise mais de você agora, ou você queira cuidar melhor da sua saúde.

Então, se, por exemplo, você estiver se sentindo muito estressado com o trabalho, ou ele estiver afetando seu sono, talvez seja a hora de definir alguns limites para cuidar de si mesmo!

Leia mais: 4 sinais que revelam uma pessoa inteligente, mas que muitos ignoram

2 – Diga “não” de forma diferente

Se você se sente inseguro(a) em dizer “não” no trabalho, saiba que é algo normal. Afinal, fomos educados a estarmos sempre dispostos ao trabalho, independente das circunstâncias. Mas, sabemos que não é bem assim.

Neste caso, uma ótima dica é começar dizendo “não” em outras palavras. Veja abaixo alguns exemplos:

“Entendo que é preciso ficar até tarde, mas hoje não estou me sentindo bem, gostaria de ir para casa.”

“No momento, estou executando um planejamento que o chefe pediu prioridade. Podemos começar este novo projeto quando eu finalizar.”

“Obrigado(a) por confiar em mim para esta demanda. Mas, infelizmente, já estou com o meu dia cheio com outras atribuições.”

3 – Seja claro(a)

Fale abertamente sobre os seus limites no trabalho, mas não estabeleça-os todos de uma vez. Comece a expressar e manter seus limites aos poucos, de acordo com o que a situação exige.

Veja o que funciona bem, faça ajustes quando necessário e siga em frente. Por exemplo, caso você não goste de fofocas, deixe isso claro antes que elas comecem, evitando ser passivo.

Leia mais: Método japonês para controlar suas finanças e finalmente ter dinheiro

4 – Utilize explicações práticas

Na hora de estabelecer limites no trabalho, dê explicações práticas e objetivas. Com isso, você terá mais chances de ser respaldado(a).

Por exemplo, se o seu chefe fizer um pedido incongruente, em vez de dizer: “Tenho outras coisas para fazer”, diga: “Se eu dedicar tempo para a tarefa X, não poderei concluir a atividade Y a tempo”.

Comentários estão fechados.