5 peruas que você não sabia que existiam (e as mais icônicas)
Surpreenda-se com as peruas que foram sucesso no exterior, mas nunca vendidas no Brasil
Quem gosta de carros bem sabe que o mercado automotivo é altamente dinâmico. Com isso, vários modelos que conhecemos no país têm suas versões também no exterior. O que é mais interessante, porém, é que muitas dessas variações são totalmente diferentes do que vemos nas ruas do Brasil. Exemplo disso são estas 5 peruas que você não sabia que existiam, pois foram lançadas somente no exterior.
Antes de tudo, vale lembrar que os brasileiros e brasileiras têm uma história de amor pelas peruas. Embora gradualmente “engolidas” pelos SUVs e minivans, elas já reinaram nas nossas estradas. Tanto que muitos carros populares no Brasil tiveram versões perua vendidas exclusivamente por aqui. Os motivos de tanto sucesso foram, principalmente, o espaço, conforto e versatilidade.
Contudo, o choque é maior quando conhecemos alguns queridinhos em versões “estendidas” no exterior. Mas, sequer chegaram por aqui. Será quais são, hein? O portal Auto+ listou parte delas e compartilhamos com você.
5 peruas que você não sabia que existiam e são vendidas no exterior
Abaixo, estão alguns modelos que tiveram suas versões perua fora do Brasil e que, certamente, fariam sucesso aqui também.
Chevrolet Cruze
O Chevrolet Cruze, amplamente conhecido como um sedã, teve sua primeira geração desenvolvida na Coreia do Sul. Curiosamente, a Chevrolet lançou também uma versão familiar do Cruze na Europa, onde os motoristas são apaixonados por esse tipo de carro.
LEIA MAIS: Economize em 2024: conheça os carros mais baratos para manter no Brasil
Vale destacar que perua do Cruze era não só prática, mas também esteticamente atraente.
Volkswagen Polo é uma das peruas que você não sabia que existiam
A terceira geração do Volkswagen Polo, que no Brasil foi vendida apenas como Polo Classic, tinha uma versão perua na Europa. A Polo Variant espanhola, que conhecemos por aqui como Seat Cordoba Vario, mostra o quanto as peruas compactas podem ser intrigantes. Entretanto, não são as mais populares entre os europeus.
Honda Fit
A Honda Shuttle, que em 2011 passou a se chamar Fit Shuttle, é uma versão alongada do Honda Fit. A princípio, o modelo oferecia uma frente própria e uma incrível capacidade de carga. Assim, combinava a praticidade de um hatchback com o espaço de uma perua. Porém, infelizmente, nunca vimos essa versão no mercado brasileiro.
Ford Focus
O Ford Focus, em suas quatro gerações, sempre teve uma versão perua, mas nenhuma delas chegou ao Brasil. Nos EUA, por exemplo, a primeira geração do Focus perua teve boa aceitação, destacando-se sobretudo pelo espaço e funcionalidade. Infelizmente, os brasileiros não tiveram a chance de aproveitar essa variante.
Hyundai i30 Tourer também é uma das peruas que você não sabia que existiam
Embora a primeira geração do Hyundai i30 tenha sido vendida no Brasil, a segunda, que incluía uma versão perua, ficou de fora. O Hyundai i30 Tourer apresentava um design elegante, com lanternas traseiras que lembram o HB20. Por isso, é uma pena que a Hyundai tenha desistido desse segmento quando ele estava no auge.
LEIA MAIS: Dicas essenciais para conquistar a estabilidade financeira. Confira!
As 5 peruas de maior sucesso no Brasil
Legal saber destas peruas que, de repente, você não sabia que existiam. Mas, por aqui, muitos modelos ocuparam as garagens (e o coração) dos brasileiros por um bom tempo. Será que você se lembra de algumas delas?
- Chevrolet Caravan: derivada do Opala, foi uma das peruas mais queridas dos anos 70 e 80. Com motor potente e muito espaço interno, era perfeita para viagens em família.
- Volkswagen Parati: baseada no Gol, foi uma das peruas mais vendidas nos anos 90. Conhecida pela robustez e versatilidade, marcou uma geração de motoristas.
- Fiat Palio Weekend: lançada nos anos 90, conquistou o público com suas várias versões e ampla capacidade de carga, permanecendo popular por muitos anos.
- Ford Belina: derivada do Corcel, era uma perua espaçosa e confiável. Foi muito popular nas décadas de 70 e 80, especialmente entre famílias grandes.
- Volkswagen Quantum: conhecida pelo conforto e espaço, a Quantum foi uma das peruas mais completas da sua época, oferecendo um excelente custo-benefício.
Por que as peruas saíram de cena?
A princípio, a redução das peruas no Brasil se deve a vários fatores. Por exemplo, o aumento da popularidade dos SUVs e minivans, que oferecem altura elevada e maior espaço interno. Além disso, as próprias mudanças nas preferências dos consumidores, sobretudo pela percepção de que SUVs são mais modernos e robustos.
De qualquer forma, tanto as peruas que você não sabia que existiam quanto as mais icônicas do Brasil são uma parte importante da história automotiva. Por isso, certamente tem seu lugar cativo no coração dos motoristas.
Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando as atualizações do Mundo em Revista!
Comentários estão fechados.