5 razões para o divórcio, segundo especialistas
A disfunção conjugal é uma das razões para o divórcio e resulta de uma série de fatores, inclusive comportamentos negativos
Entrar de branco na igreja, marcha nupcial, votos… tudo isso é lindo, não é mesmo? Mas o casamento não é para os fracos. Só para se ter uma ideia, o Brasil registrou mais de 1 milhão de divórcios em 2023, de acordo com a Agência Brasil. Esses números chamam a atenção em todo o mundo! Por isso, especialistas listaram 5 possíveis razões para o divórcio.
O estudo, publicado no periódico Marriage & Family Review, aponta aspectos tanto positivos quanto negativos em um relacionamento. Enquanto compartilhar experiências positivas é bom, sacrificar necessidades individuais compromete o sucesso da relação.
Por isso, é importante encontrar um equilíbrio entre as necessidades individuais e as necessidades que fortalecem o relacionamento. No entanto, para isso funcionar, ambos precisam estar dispostos a ceder um pouco.
Outra possível razão para o divórcio é tolerar comportamentos negativos do parceiro. Permitir que ele seja egoísta ou desrespeitoso cria um ambiente tóxico no relacionamento.
LEIA MAIS: 5 sinais claros de que uma pessoa sente atração por você
Comportamentos destrutivos nunca devem fazer parte de um relacionamento saudável. É importante conversar sobre isso e tentar resolver o problema, buscando ajuda sempre que necessário.
Existem limites saudáveis em qualquer relacionamento, seja amoroso, profissional, familiar ou de amizade. Se o parceiro ultrapassa um desses limites, é natural que haja mágoa e ressentimento.
Portanto, o casal precisa respeitar os limites do outro, caso contrário, é um convite para o divórcio. Nesse sentido, vale a pena conversar sobre isso e tentar chegar a um acordo.
Problemas de saúde, financeiros e traumas deixam sequelas que também podem afetar os relacionamentos. Se o casal não souber lidar com essas questões, há grandes chances de haver uma disfunção conjugal.
Um exemplo disso é o filme “Um Ninho para Dois”, disponível na Netflix, que retrata um casal enfrentando uma crise após a perda da filha.
LEIA MAIS: 5 coisas das quais o seu cérebro precisa: qual delas você faz?
Para superar essas dificuldades, a comunicação é fundamental. Ambos precisam entender a situação e buscar apoio mútuo, desenvolvendo mecanismos de enfrentamento saudáveis.
Quando um cônjuge não tem certeza sobre o futuro do relacionamento, isso pode gerar ansiedade e tensão. Por isso, mais uma vez, é importante conversar sobre o futuro juntos.
Ambos precisam estar na mesma página e trabalhar em conjunto para alcançar seus objetivos. Caso contrário, isso pode se tornar mais uma razão para o divórcio.
Da mesma forma que existem razões para o divórcio, é importante ficar atento aos sinais de que o relacionamento está chegando ao fim:
- Falhas na comunicação
- Distância emocional
- Falta de intimidade física
- Ninguém enxerga um futuro juntos
LEIA MAIS: 6 hábitos simples que podem elevar a sua inteligência emocional.
Diante dessas situações, é necessário avaliar se vale a pena seguir com o relacionamento e lutar por ele, desde que seja construtivo para ambas as partes.
Resumindo, especialistas apontam possíveis razões para o divórcio. Se o casal perceber que está em uma relação importante para ambos, mas que corre o risco de acabar, por que não lutar juntos?
Comentários estão fechados.