6 aparelhos que não devem ser conectados em uma extensão elétrica

Extensões podem facilitar a vida, mas nem todos os aparelhos podem ser conectados a elas. Veja quais são e evite perigos

O uso de extensões elétricas é comum em muitas casas, especialmente para conectar vários dispositivos ao mesmo tempo. No entanto, essa praticidade pode se tornar um perigo se não tomarmos cuidado.

Alguns aparelhos eletrônicos, devido ao seu alto consumo de energia, nunca devem ser conectados a uma extensão, pois isso pode causar superaquecimento, danos ao aparelho ou, em casos mais graves, até incêndios.

Perigos das extensões elétricas: 6 aparelhos que demandam cuidado

Máquina de lavar roupa

Máquinas de lavar roupa requerem diferentes níveis de energia ao longo dos ciclos de lavagem, enxágue e centrifugação. Essa variação constante pode sobrecarregar uma extensão elétrica, especialmente se ela não for projetada para suportar picos de energia.

O uso de uma extensão inadequada pode causar falhas na máquina, comprometendo tanto a eficiência da limpeza quanto a durabilidade do aparelho. Além disso, o risco de curto-circuito e sobrecarga na rede elétrica da casa aumenta significativamente.

LEIA MAIS: 9 arranha-céus revolucionários recém-construídos na América Latina

Torradeira

As torradeiras, apesar de serem pequenas e parecerem inofensivas, consomem uma quantidade considerável de energia em um curto período para aquecer e torrar o pão rapidamente.

Quando conectadas a uma extensão, principalmente se esta já estiver sobrecarregada com outros dispositivos, pode ocorrer um superaquecimento dos cabos. Esse superaquecimento não só representa um risco de danificar a torradeira, mas também pode levar ao derretimento dos cabos da extensão, resultando em incêndios.

aparelhos que não devem ser conectados em extensão
Freepik

Fogão elétrico

Fogões elétricos requerem um fornecimento contínuo e intenso de energia para aquecer as resistências e cozinhar os alimentos de maneira eficiente.

A utilização de uma extensão para esses aparelhos pode causar um superaquecimento rápido, já que as extensões comuns geralmente não são projetadas para suportar a carga elétrica que um fogão elétrico exige.

Geladeira

As geladeiras exigem um fornecimento contínuo e estável de energia. Isso ocorre porque o motor da geladeira precisa funcionar de forma constante para manter a temperatura interna adequada.

Quando conectadas a uma extensão, a falta de estabilidade na corrente elétrica pode prejudicar o funcionamento do motor, causando falhas que podem levar ao desgaste precoce do aparelho.

Além disso, o risco de superaquecimento da extensão aumenta, comprometendo a segurança do ambiente e podendo resultar em curto-circuitos ou até incêndios.

LEIA MAIS: 8 itens que nunca devemos lavar em água fria

Micro-ondas

Micro-ondas são aparelhos práticos que utilizam uma grande quantidade de energia para gerar as micro-ondas necessárias para cozinhar ou aquecer alimentos. Quando conectados a uma extensão, especialmente se estiver sobrecarregada com outros aparelhos, o micro-ondas pode não funcionar corretamente, além de gerar um calor excessivo na própria extensão.

Assim, isso pode levar ao comprometimento do aparelho, com um desempenho abaixo do esperado, e aumentar o risco de incêndio devido ao superaquecimento dos cabos e conectores.

Secador de cabelo

Secadores de cabelo são aparelhos conhecidos pelo alto consumo de energia, especialmente em potência máxima. A alta demanda de energia necessária para gerar o calor rapidamente pode sobrecarregar uma extensão, especialmente se esta não for de alta qualidade ou estiver conectada a outros dispositivos ao mesmo tempo.

Para evitar problemas, é sempre mais seguro conectar o secador de cabelo diretamente a uma tomada de parede.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.